Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Quinta, 19 de Outubro 2017.



RECIFE

23/03/2017 18:27:18

"Ciência e Tecnologia nos tempos do Dr. Arraes"

É o título do livro, do engenheiro e professor Ascendino Silva, da UFPE

Lançamento será na próxima 4ª, no auditório da Editora da UFPE

O livro "Ciência e Tecnologia nos tempos do Dr. Arraes", do engenheiro e professor Ascendino Silva, será lançado na próxima quarta-feira (29), às 16h30, no auditório da Editora UFPE. O lançamento ocorre dentro da programação da 4ª edição do projeto "Quarta Capa: conversas na Editora UFPE".

Segundo Ascendino, "Dr. Arraes", como era costumeiramente chamado por seus colaboradores, dizia que uma das suas maiores tarefas era colocar o povo na agenda dos cientistas, e a ciência no cotidiano do povo. É essa visão social e estratégica sobre Ciência, Tecnologia e Educação que se revela na obra. Ascendino Flávio é doutor em Automação, professor do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE e foi diretor de Tecnologia do Itep (então Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco, hoje Instituto de Tecnologia de Pernambuco), no 3º Governo Arraes (1995-1998).

No lançamento, o autor apresentará um detalhamento histórico das diversas iniciativas realizadas por Miguel Arraes em prol do desenvolvimento econômico e da inclusão social em Pernambuco. Composta a partir do depoimento de pesquisadores e gestores públicos sobre os três períodos governamentais de Arraes, a obra revela como o ex-governador buscou articular programas e projetos – nas áreas de educação, indústria, agricultura, farmacêutica – com a capacidade criativa da população, demostrando sua sensibilidade para o desenvolvimento de tecnologias como forma de solucionar problemas de fato vividos pelos pernambucanos.

O evento conta ainda com uma mesa-redonda formada por professores que atuaram nas administrações de Miguel Arraes, e que discutirão, juntamente com o autor, como os avanços científicos implementados pelo ex-governador rendem frutos até hoje. Participarão da mesa-redonda os professores da UFPE José Fernando Thomé Jucá, do Departamento de Engenharia Civil e ex-presidente do Itep, no 3º Governo Arraes; Antônio José Alves, do Departamento de Farmácia, foi diretor técnico do Lafepe no 2º Governo Arraes (1987-1990) e diretor-presidente do Lafepe no 3º Governo Arraes; Antônio Carlos Pavão, do Departamento de Química Fundamental, é diretor do Espaço Ciência desde o 3º Governo Arraes; e José Almir Cirilo, do Departamento de Engenharia Civil, foi diretor de Recursos Hídricos no 3º Governo Arraes.

SOBRE O "QUARTA CAPA: CONVERSAS NA EDITORA UFPE" 
Em parceria com a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a Editora UFPE realiza, toda última quarta-feira do mês, um debate sobre humanidades no auditório da Editora, trazendo lançamentos, divulgações e palestrantes de destaque. A entrada é livre.

Fonte: Ascom/UFPE





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br