Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 25 de Julho 2017.



IPOJUCA

26/11/2016 17:23:05

Porto de Galinhas sedia sexta edição do Porto Gastrô

Evento reúne 26 restaurantes, para apresentação da culinária local

FOTOS: JULIO MARCELO GUIMARÃES

O balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca, sedia a sexta edição do festival gastronômico "Porto Gastrô". O evento começou na quarta-feira (23) e vai até 4 de dezembro. Realizado pela unidade Mata Sul do Sebrae em Pernambuco junto com a Associação de Restaurantes "Porto da Boa Mesa", o evento reúne 26 restaurantes das mais variadas especialidades em uma arena para apresentação da culinária local. Esse ano, o tema do festival será "a cana-de-açúcar e os seus derivados".

 

O festival acontece em uma arena gastronômica, localizada na Avenida Beira-Mar, um espaço expositivo com capacidade para 60 pessoas, que atende turistas, moradores da região, empresários e profissionais do ramo de alimentação e bebidas. No final de cada noite, acontece degustação junto com os expositores. Durante os 10 dias de evento, o espaço também recebe uma série de oficinas gratuitas, sempre às 19h, voltadas para o atendimento e preparo dos alimentos. Entre os temas ofertados, o festival terá Coquetel Tropical que aconteceu no dia 24/11, Menu Surpresa (25, 26/11 e 1/12), Fazendo Caipirinhas (30/11), etc.

 

Segundo a analista do Sebrae responsável pela organização do evento, Kátia Georgina, o principal objetivo do Porto Gastrô é mostrar ao turista que existem bons restaurantes, de qualidade, e gerar uma oportunidade de aumento de fluxo de clientes para a rede de estabelecimentos do balneário. "Para as oficinas, a gente priorizou os chefs locais, os oficineiros são dos restaurantes e hotéis de Porto. Isso dá mais visibilidade e credibilidade aos estabelecimentos da região e, a cada ano, temos consolidado ainda mais esse movimento", afirma Kátia.

 

Todos os anos, o festival sempre adota como tema dos expositores e oficinas algum alimento típico da culinária nordestina. "Já tivemos como tema as raízes, banana, pratos com galinha, brigadeiros, coco. Esse formato é interessante porque cria uma unidade para a nossa programação", explica a analista. Presidente da Associação de Restaurantes, Felipe Barreto relata que o Sebrae teve uma participação fundamental para a constituição da entidade que representa os estabelecimentos no balneário. "O acontecimento do festival acabou se tornando um evento com potencial turístico. As pessoas participam e acabam conhecendo os restaurantes a partir do Porto Gastrô", conta Felipe Barreto.

 

"Nós, do Sebrae, passamos o ano inteiro treinando os empresários e profissionais para atender melhor. Temos cursos e oficinas de manipulação de alimentos, técnicas de reaproveitamento de alimentos, inovação no cardápio, informações sobre as normas técnicas existentes, a formação dos preços, o atendimento em si, o atendimento dos garçons. Isso culmina com a realização do festival, onde os restaurantes mostram o resultado", destaca Kátia Georgina.

 

ARMAZÉM SEBRAE – A partir do dia 24, paralelo à programação do Porto Gastrô, também acontece o Armazém Sebrae até o dia 31 de dezembro. O espaço tem o intuito de exposição e comercialização do artesanato pernambucano, priorizando os artesãos atendidos pelo Sebrae. Dentro da loja-conceito, que também ficará na Avenida Beira-Mar, mais de 40 artesãos apresentam suas peças, nas mais variadas técnicas.

 

Para Kátia Georgina, além do próprio contato com a tradição e a cultura pernambucana, é importante aproveitar esse espaço para adquirir os presentes no período natalino.  O Armazém Sebrae já aconteceu paralelamente ao Porto Gastrô em 2014, mas esse ano os dois projetos ocorrem conjuntamente, para otimizar o potencial turístico da alta estação. Até o fim do ano, às sextas e sábados, também acontece uma feira ecológica, com produtos orgânicos da própria região.

 

Serviço

 

Festival Porto Gastrô

 

Quando: de 23 de novembro a 04 de dezembro
Onde: Avenida Beira-Mar, Centro, Porto de Galinhas, Ipojuca
Quanto: Gratuito
Oficinas sempre às 19h

 

Armazém Sebrae

 

Quando: de 24 de novembro a 31 de dezembro
Onde: Avenida Beira-Mar

 

 

Fonte: Dupla Comunicação





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br