Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Segunda, 22 de Janeiro 2018.



IPOJUCA

07/01/2018 17:45:21

Lucas é o nome do primeiro bebê nascido em 2018, em Ipojuca

Criança do Engenho Macaco, nasceu de cesariana, na Maternidade Mãe Lídia

FOTO: MARLY RIBEIRO/SECOM)

Por Ramos Júnior

O primeiro bebê nascido em Ipojuca em 2018 é do Engenho Macaco, zona rural do município. O parto ocorreu na Maternidade Mãe Lídia, localizada na Rua Vereador Antônio Bonifácio, no centro. O pequeno Jonas Daniel de Lima nasceu às 9h10 do dia 1º de janeiro pesando 3.220Kg e com 49,5 centímetros de altura. A mãe é a dona de casa Joycemara Maria da Silva Reis, de 20 anos, que começou a sentir as contrações por volta das 13h de domingo (31).

 O parto foi cesáreo e o estado de saúde do bebê é excelente. O pai do bebê, Alisson Fernando de Lima, de 21 anos, disse que não esperava que o filho seria o primeiro bebê a nascer em 2018 em Ipojuca. "Vai ficar famoso", brincou.

 Jonas Daniel é o primeiro filho do casal Allison e Joycemara.

 O diretor da Maternidade Mãe Lídia, Washington Oliveira, se disse feliz. "O nascimento é uma renovação para a mulher e para a família, ainda mais nessa data que buscamos esperança e renovação no ano novo", afirmou.

 Além de Jonas Daniel, outros três bebês nasceram neste dia 1º em Ipojuca, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Nomes mais registrados

 Um levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) mostrou que Miguel foi o nome masculino mais registrado nos cartórios de todo o país em 2017. De janeiro a dezembro, os pais de quase 26 mil recém-nascidos escolheram o nome bíblico e de origem hebraica para os seus bebês.

 Os nomes de Arthur e Davi aparecem em segundo e terceiro lugar entre os mais escolhidos no ano passado. Para as mulheres, os três nomes que lideram o ranking dos registros de nascimento são Alice, Valentina e Helena.

 Considerando os nomes compostos, os primeiros nomes mais escolhidos foram Maria e João. A pesquisa mostra ainda que Enzo, com ou sem variações, está entre os nomes considerados "da moda" para os meninos.

 A pesquisa foi baseada em informações enviadas à Central de Informações dos Registros Civis Nacional pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Ceará, Pernambuco e Alagoas.

 Os cartórios dos outros Estados ainda estão adequando o sistema de informação, de acordo com a Arpen.

Fonte: Secom/Ipojuca





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br