Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 21 de Agosto 2018.



CABO

31/01/2018 12:50:02

Cabo terá Educação Emocional e Social em toda rede de ensino

Município é o primeiro em PE, que traz essa inovação na grade curricular

João Roberto de Araújo, realiza a palestra sobre o tema

A rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho começa o ano de 2018 com uma inovação. A cidade ganha novas perspectivas na educação ao adotar na grade curricular conteúdos de Educação Emocional e Social. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação leva às salas de aula a Liga Pela Paz, metodologia desenvolvida pela Inteligência Relacional. A empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz e produtos da Educação Emocional e Social, aparecem como essenciais entre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão beneficiados com o projeto os 29.714 alunos e cerca de 3 mil educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e toda a comunidade escolar do Cabo.

 Para apresentar a novidade, nesta quinta (1º de fevereiro), o fundador e orientador de conteúdo da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, realiza a palestra sobre o tema "O ambiente afetivo e social da escola e o desenvolvimento das crianças e adolescentes". O evento acontece na Escola Municipal Professor Manoel Davi, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 8h30, para certa de mil professores, colaboradores e vereadores do município, marcando a abertura do ano letivo.

De acordo com Araújo, as emoções são muitas vezes negligenciadas na educação oferecida pelas escolas. "Privilegia-se o racional, e se esquece do bem-estar subjetivo. Se nossos filhos estão tirando boas notas, não importa a dimensão afetiva, e isso acarreta em dificuldades", afirma. "Em 2015, a Organização Mundial de Saúde apontou o Brasil como o país com a maior taxa de ansiedade do mundo. Isso gera problemas de saúde, aumento da violência, o impacto é muito grande", aponta. E isso reflete no desempenho como um todo. O Brasil ficou na 60ª posição entre 76 países no ranking mundial de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Para aprender bem é preciso estar emocionalmente bem", argumenta.

A Liga Pela Paz já está presente em 22 estados do Brasil, incluindo Paraíba e Acre, e chegou à França em 2016. A equipe da Inteligência Relacional esteve recentemente no Cabo de Santo Agostinho para o treinamento dos dirigentes e funcionários da rede municipal de ensino. A secretária municipal de Educação do Cabo, Sueli Nunes, conta que antes de trazer a proposta de educação socioemocional para a rede de ensino, observou de perto como a metodologia funciona na prática. "Viajamos até Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e visitamos a sede da Inteligência Relacional. Lá, fomos levados a uma escola que desenvolve os conteúdos de Educação Emocional e Social e, dessa forma, pude ver o quão importante é educar emocionalmente os alunos, professores e toda comunidade escolar", relata. "Não tive dúvidas de que precisávamos para as nossas escolas algo que desenvolvesse questões humanas, a empatia, o relacionamento com o outro e tantos outros conceitos que visam à qualidade de vida de todos."

 Segundo Sueli, o objetivo é propagar a Cultura de Paz e ajudar nos relacionamentos entre os profissionais da educação e os alunos, e na convivência em sala de aula, tanto que o tema escolhido para o ano letivo é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa". "Trabalhar a partir de uma cultura de paz é trabalhar o fortalecimento da autoestima, estimulando as potencialidades e se fortalecendo diante dos desafios, possibilitando ferramentas estruturantes no contexto emocional, social e científico pedagógico a partir da própria autonomia. Temos a plena certeza que o ganho individual será também um ganho coletivo, na ressignificação de uma proposta humanizadora na prática educacional da Cabo de Santo Agostinho", conclui a Secretária.

Fonte: Combogó Comunicação





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br