Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 21 de Novembro 2017.



OUTRAS

24/03/2017 17:09:54

Seminário de cebola destaca melhoramento genético e mercado

Evento acontece de 26 a 28 de abril, na Univasf, em Juazeiro/BA

Melhoramento genético, produção sustentável, irrigação por gotejamento e tecnologia para alto rendimento da cebola são alguns dos temas que vão ser destaques na programação do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, que acontece de 26 a 28 de abril, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)  em Juazeiro, BA.


 Com representantes de países a exemplo de Argentina, Chile e Uruguai e de estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, o Seminário terá início às 9h, com a abertura oficial do evento. Pouco depois, às 11h, o catarinense Daniel Schmitt apresenta a palestra sobre o "Mercado de Cebola do Mercosul". Seguida, às 14h, do palestrante Valter Rodrigues, que vai falar do "Melhoramento genético da Cebola na Embrapa".


Ainda no mesmo dia (26), o público poderá conferir palestras sobre "Nutrição eficiente para altas produtividades", que começa às 15h; o "Cultivo de cebola por semeadura direta", às 16h20; e a "Produção sustentável de cebola", a partir das 17h. Além disso, os visitantes vão participar, às 17h45, de uma assembleia com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), Antônio Carlos Pagano.


Na quinta-feira (27), as palestras começam logo cedo. Já a partir das 8h20 será realizada uma discussão sobre o "Armazenamento de Cebola Longa Vida". Às 9h, o tema será "Desafios da produção de sementes de cebola no semiárido" e, a partir das 10h, os produtores vão debater a "Bacia do São Francisco – recomposição e defesa". Já a aguardada palestra "Melhoramento genético da cebola para clima tropical trás benefícios para produtores" está prevista para 11h.


O quadro de debates do Seminário da Cebola segue à tarde. A "Irrigação por gotejamento – tecnologia para alto rendimento da cebola" inicia às 14h, porque às 15h o palestrante Guilherme Ogata, da empresa Arysta, ministra o "Manejo produtivo da cultura da cebola". Ainda às 16h20, um Painel dos Estados e do Mercosul apresenta aos produtores da região dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta. O painel terá a presença de representantes dos países e estados participantes do evento.


A coordenação do seminário separou para o último dia, na sexta-feira (28), uma visita de campo à área do Projeto Salitre, em Juazeiro, às 8h, onde estrangeiros e especialistas vão tomar conhecimento das atividades e projetos desenvolvidos na região.


A realização do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul é da Aprocesf – Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco, Anace e Embrapa Semiárido. Mais informações pelos contatos: (87) 3862-1892 ou pelo site:www.seminarionacionaldecebola.com.br/wp.


Fonte: CLAS Comunicação & Marketing





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br