Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 24 de Outubro 2017.



OUTRAS

02/10/2017 10:00:00

Estudantes marcam comemorações dos 122 anos de Petrolina

Ação declarou amor ao Rio São Francisco, e a história de Ana das Carrancas

Uma declaração de amor ao Rio São Francisco e um mergulho na história de Ana das Carrancas. Foi desta forma que um grupo de estudantes se despediu, nesta sexta-feira (29), do mês de aniversário dos 122 anos de Petrolina.

A atividade lúdica, pedagógica e cultural 'Parabéns Petrolina!' começou no Ateliê Ana das Carrancas onde os alunos do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental do Plenus Colégio e Curso participaram de uma oficina. Sob a orientação das artesãs Maria da Cruz e Angela Lima (filhas e herdeiras da arte de Ana Leopoldina dos Santos - nome de batismo da ceramista) - os estudantes colocaram a mão no barro e aprenderam a fazer pequenas peças artesanais.

Depois de conhecer detalhes da vida e obra desta artesã/ceramista que recebeu em 2005 a Ordem do Mérito Cultural, do presidente Lula e, em 2006, o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, do governo do Estado, o grupo fez uma parada na Orla da cidade para uma foto coletiva na placa turística #Eu Amo Petrolina.

O encerramento do roteiro histórico e cultural, em parceria com a empresa Criatur – Turismo Pedagógico,  aconteceu na Porta do Rio, onde os alunos participaram de um peixamento simbólico, soltando alevinos de várias espécies nativas. Enzo Emanuel Alves, de 7 anos, veio com toda a turma do 2º Ano A e adorou o roteiro. "Achei tudo legal. Aprendi que Dona Ana transformou o barro do nosso rio em carrancas de olhos vazados por causa do seu marido que era cego".

 A aluna Beatriz Cristina Siqueira (9 anos) também gostou da oficina e da pequena carranca que conseguiu fazer amassando o barro, mas foi às margens do Rio São Francisco que ela mais se emocionou. Depois de contar para os coleguinhas a lenda da 'Serpente da Ilha do Fogo', Beatriz se juntou ao grupo e de mãos dadas com a natureza lançaram os alevinos nas águas pedindo mais vida para o Velho Chico.

Segunda a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, este mês de setembro vai ficar na história.  "Dos inúmeros projetos que trabalhamos, este, 'Parabéns Petrolina! e 'Há que se cuidar da vida' foram de uma beleza simplesmente poética. Estivemos com os alunos em passeata ecológica, em exposições de arte, palestras e apresentações culturais. Momentos de muita troca de ensinamentos e afetos que caracterizam nosso modelo pedagógico", concluiu Silvia Santos.

Fonte: Clas Comunicação





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br