Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Quinta, 19 de Outubro 2017.



COLUNISTAS

Paiva Netto EscrevePaiva Netto

08/07/2010 01:15:08

Espírito esportivo

Ainda não foi desta vez que ganhamos o Hexa. Mas chegaremos lá. Na Copa de 2014, as possibilidades serão grandes, afinal, o Brasil será sua sede.
Uma das mais belas lições que levaremos da Copa do Mundo, na África do Sul, é o espírito de esportividade dos torcedores que lá se encontram, em especial do comportamento festivo dos sul-africanos. Mesmo com a eliminação dos Bafana Bafana, continuam fazendo nas arquibancadas um show à parte.
Tornam-se, assim, exemplo dos mais ilustrativos para demonstrar que podemos torcer, sorrir ou chorar — sem necessidade de usarmos do artifício da violência física ou verbal — para expressar o amor pelo time do coração.

O PÓDIO DE TODAS AS TORCIDAS
O 35o Fórum Internacional do Jovem Militante da Boa Vontade de Deus, cuja conclusão ocorre neste sábado, 3/7, nas Igrejas Ecumênicas da Religião de Deus, tem como tema “Boa Vontade — O pódio de todas as torcidas”. Protagonizado por jovens de diferentes idades, o evento acontece no decorrer do ano em várias cidades brasileiras. Semanalmente, eles se reúnem com o objetivo de desenvolver temáticas sobre o assunto escolhido. Temos, ainda, em formato regional, as Rodas Espirituais e Culturais, iniciadas, em 2010, no mês de maio. Difundir a ampliação da prática e da postura esportiva, tendo a Espiritualidade Ecumênica como ferramenta primacial, é um dos propósitos desses encontros.
A música-tema do 35o Fórum Internacional da Boa Vontade de Deus, inspirada em pensamento de nossa autoria, diz muito sobre a maneira pela qual idealizamos o verdadeiro torcedor:

TORCEDOR DE VERDADE
Letra: Nilton Duarte e José Nilton Tonin
Música: José Nilton Tonin

“Minha vontade é ver/ A alegria vencer./ Por isso, com Fé, vou a campo,/ Eu vou torcer
“Com emoção, coração,/ Com meu sentimento./ ‘O equilíbrio como objetivo’/ Vivo em cada momento.
“Momento de glória,/ Do sonho à vitória/ E construir a história/Por respeito à vida, eu vou,/ Eu vou, eu vou!/
“Oohh.../ Torcedor de Verdade,/ Ooh.../ Está no pódio da Boa Vontade.
“Esporte que brada sempre/ Pelo mesmo ideal:/ Somos Espíritos fortes/ E vamos erguer
“A bandeira da Paz/ E do Amor Espiritual,/ Vanguardeira no Bem e na Boa Vontade!”

ESPORTE COMO ARTE E CIÊNCIA
A Legião da Boa Vontade defende a paz nos esportes desde o seu nascedouro, em 1o de janeiro de 1950. Na década de 1970 iniciou a sua pioneira e vitoriosa Campanha “Esporte é Vida, não violência!”, premiada com dois troféus Bola de Ouro. Em 1993, no mês de novembro, estando em Brasília para vistoriar os alicerces da construção do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, asseverei:
O espírito da LBV é tão vanguardeiro que a pregação inicial de Alziro Zarur (1914-1979) com as Religiões Irmanadas se ampliou num trabalho fundamentado neste seu pensamento: “Religião, Ciência, Filosofia e Política são quatro aspectos da mesma Verdade, que é Deus”. Firmados nessa máxima, partimos do campo religioso (a Religião é mesmo o princípio de tudo) para o território da Filosofia, da Ciência, da Política, da Economia, da Arte e também do Esporte. O Esporte, sim! (...) Enquanto o povo vai às disputas esportivas, deixa de fazer guerra. Enquanto a turma está levantando os pulsos e vibrando: “Vencemos! Vencemos!”, não jorra o sangue. Por vezes surgem alguns arruaceiros que usam aquela explosão de alegria para extravasar seu vandalismo. Para resolver casos assim existe a polícia, a justiça, o psicólogo e o psiquiatra. Isso não desmerece o Esporte, que é verdadeira Arte e igualmente Ciência no contexto da Fraternidade Ecumênica.
“SENTINELA DOS PAMPAS”

Há dez anos, ao criar o programa “Sentinela dos Pampas”, designei ao locutor Humberto Cassuriaga a tarefa de divulgar na programação da AM 1300, emissora da Super RBV de Rádio, em Porto Alegre/RS, as tradições gaúchas, exemplo de amor ao torrão natal.
Comemorando uma década no ar, o programa recebeu, no último 13/6, no Lar e Parque Alziro Zarur, da LBV, em Glorinha/RS, grande público e vários artistas tradicionalistas. Entre eles, o cantor, compositor nativista e mestre do serrote Paulinho Pires; o payador, compositor e trovador Albeni Carmo de Oliveira; o grupo de danças gaúchas Raízes do Rio Grande, da LBV; e o compositor e cantor Paullo Costa.
O “Sentinela dos Pampas” vai ao ar aos domingos, às 8 da manhã.

Paiva Netto


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br