Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 24 de Outubro 2017.



COLUNISTAS

Paiva Netto EscrevePaiva Netto

13/01/2012 03:57:35

Emergência coletiva

A estiagem no Rio Grande do Sul, que fez o governo estadual decretar situação de emergência coletiva, já atingiu, até o momento, 141 municípios. São estimados prejuízos superiores a R$ 2 bilhões nas lavouras, principalmente nas de feijão e milho. Na zona rural de Santo Ângelo, um incêndio de grandes proporções, na localidade de Olhos D'água, destruiu, na segunda-feira (9/1), 18 hectares de plantio de milho, 20 hectares de palha desse grão, além de três hectares de mato. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram rapidamente, facilitadas pela seca. Só depois de cinco horas o fogo foi controlado.
A combinação de altas temperaturas, escassez de chuva e ação humana aumenta bastante o perigo de incêndios tanto nas lavouras como em morros e encostas. Em Porto Alegre, por exemplo, a Defesa Civil já registrou sete focos, a partir de 44 áreas de risco. É preciso que façamos a nossa parte. Medidas simples podem ajudar: jamais fume nem jogue bitucas de cigarro em áreas de vegetação. Se acampar, não queime lixo. Se encontrar cacos de vidro na vegetação, recolha-os, pois o reflexo do sol neles pode provocar incêndio.
O governo federal trabalha com um pacote de medidas para amenizar o drama enfrentado pelo Rio Grande do Sul.

LBV - SOS CALAMIDADES
Se no Sul e no Nordeste a estiagem preocupa, no Sudeste as chuvas continuam a trazer transtornos à população. Por conta disso, a Legião da Boa Vontade promove a campanha "SOS Calamidades", no intuito de recolher donativos em favor de milhares de famílias desabrigadas. No dia 6 de janeiro, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Ação Social, a Secretaria de Segurança Pública e as Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, a LBV enviou 42 toneladas de água potável às regiões norte e noroeste do Estado, atingidas pelas enchentes causadas pelo transbordamento dos rios Pombas, Muriaé e Paraíba do Sul. Em Minas Gerais, a queda de uma ponte deixou a cidade de Guidoval, na Zona da Mata, ilhada. No dia seguinte, a Legião da Boa Vontade chegou ao local, levando 6 toneladas de doações, entre cestas de alimentos não perecíveis, água potável, material de higiene pessoal e de limpeza.
Você que está se dirigindo ao Rio de Janeiro ou a Belo Horizonte e quiser ajudar, na capital fluminense, compareça ao Centro Educacional José de Paiva Netto: Av. Dom Hélder Câmara, 3.059 - Del Castilho. Telefone (21) 2216-7800. Já na capital mineira, o posto de arrecadação da LBV está na Av. Cristiano Machado, 10.765 - Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

SPIELBERG RECEBE REVISTA DA LBV
Na quarta-feira (11/1), o consagrado cineasta e empresário norte-americano Steven Spielberg, ao passar em frente ao escritório da Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, em Manhattan, Nova York (Rua 44, entre as 5a e 6a Avenidas), e ser saudado pelos representantes da LBV, recebeu com simpatia a revista "Globalização do Amor Fraterno".
O Portal Boa Vontade destacou: "Spielberg posou fraternalmente para foto, demonstrando atenção ao trabalho empreendido pela LBV. A publicação, que já foi entregue a centenas de chefes de Estado, autoridades e personalidades, no Brasil e exterior, traz recomendações e boas práticas realizadas pela Legião da Boa Vontade, enfatizando os resultados efetivos das atividades socioeducacionais da Instituição".
Na revista, consta o meu artigo "Oito Objetivos do Milênio - Responsabilidade de todos os de bom senso", em que abordo questões do interesse dos povos, sob a luz da Espiritualidade Ecumênica, considerando as oito metas estabelecidas pela ONU para o milênio, ratificadas entre os países membros, válidas até 2015.

José de Paiva Netto - Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br - www.boavontade.com

Paiva Netto


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br