Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Terça, 25 de Julho 2017.



COLUNISTAS

Paiva Netto EscrevePaiva Netto

24/01/2012 03:58:12

Ideal do Bem

No próximo dia 30/1, completam-se 64 anos do assassinato do líder pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948). Num mundo marcado pela violência, é sempre bom recordar o exemplo vitorioso do Mahatma ("grande alma") ao alcançar, por meio da filosofia da não violência, a independência da Índia.
Em "É Urgente Reeducar!", afianço que todas as animosidades que costumam dividir, segregar os seres humanos em grupos intolerantes, se opõem ao ideal ecumênico. Assim sendo, promovem a intransigência, contribuem para a manutenção desse estado de tensões múltiplas, as quais poderão empurrar o mundo na direção de um conflito indescritível, que ninguém, em sã consciência, pode desejar.
Vemos o ecumenismo irrestrito e o total como expressões máximas do Amor e da Justiça, o eixo de gravidade de uma sociedade sadia. É a condição natural e o querer espontâneo de toda criatura quando espiritualmente integrada ao Criador, ou ao verdadeiro sentido de humanidade, e bandeira dos que, religiosos ou não, labutam por uma convivência planetária melhor. O ecumenismo proposto pela Religião do Terceiro Milênio não impõe nada a ninguém, a não ser suscitar o convite para o entendimento natural entre gente civilizada.
Numa entrevista que concedi à jornalista portuguesa Ana Serra, ressalto que Religião, Filosofia e Política não rimam com intolerância. A Ciência, idem. Observem a reflexão de Voltaire (1694-1778): "A tolerância é tão necessária na política como na religião; só o orgulho é intolerante".
E outra coisa: jamais se deve pregar um Criador que apavore as criaturas, porém que as deixe mais responsáveis e fraternas.

CIVILIZAÇÃO CIVILIZADA? SÓ COM DIÁLOGO!
Dias desses, li - na obra "Farmácia de Pensamentos", da pesquisadora Sonia de Aguiar, com a qual fui presenteado pelo veterano jornalista gaúcho Luiz Carlos Lourenço - a seguinte sentença do dinâmico cantor, compositor e ex-ministro brasileiro da Cultura Gilberto Gil: "A arte, a religião e a ciência são maneiras diferentes para atingir os mesmos fins. Mas, no fundo, todas elas procuram respostas para as mesmas perguntas".
Indagações que apenas serão elucidadas quando a Fraternidade se tornar o fundamento do diálogo religioso, político, filosófico e científico numa sociedade planetária que se arvora civilizada. Diante disso, cabe aqui esta palavra do velho Goethe (1749-1832): "Aquele que tem vontade firme molda o mundo à sua imagem".

CRIANÇA NOTA 10
A Legião da Boa Vontade deu início à edição 2012 de sua campanha "Criança Nota 10 - Sem Educação não há Futuro!". Uniformes e mais de 12 mil kits pedagógicos serão entregues a crianças e adolescentes atendidos no Centro Educacional Alziro Zarur, em Taguatinga/DF, e nas demais escolas e Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, em dezenas de cidades brasileiras. Dessa forma, a LBV complementa o trabalho realizado em suas unidades - onde oferece o apoio necessário para que crianças e adolescentes possam efetivar o aprendizado com qualidade - e ampara as famílias.
O povo ajuda, a LBV faz!

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br - www.boavontade.com

Paiva Netto


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br