Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Domingo, 20 de Agosto 2017.



COLUNISTAS

Paiva Netto EscrevePaiva Netto

11/05/2010 09:44:49

Dia do Trabalho

O primeiro congresso da LBV dedicado aos Trabalhadores de Boa Vontade ocorreu no Rio de Janeiro, a 1o de maio de 1983, na sede do Botafogo Futebol e Regatas. A LBV, desde Alziro Zarur (1914-1979), seu saudoso fundador, chama esses milhões de batalhadores de irmãos operários de Deus, porque não há incentivo maior do que colocá-los sob a Proteção Divina. É preciso acreditar no brasileiro, que só pede seja respeitado, para que o tão auspicioso milagre aconteça. O povo trabalha! E, se há no Brasil quem não o faça, certamente não é ele.
Naquela ocasião, tendo como lema: Todos somos iguais perante Deus. O trabalho é que estabelece as diferenças, assim me expressei: Quem é o exemplo de trabalhador? Jesus, no planeta Terra, porque o Cristo Ecumênico, que é o nosso modelo e em Quem sempre vamos buscar inspiração, disse que o maior de todos é o próprio Deus: “Meu Pai não cessa de trabalhar”. Como podemos abrir mão da melhor referência? O mundo carece de bons exemplos. Não existem maiores que Deus e Jesus. (...) Eis, pois, que o Pai Celestial é o Operário-Padrão para o Universo e o Cristo, para este orbe. Ora, que querem os irmãos trabalhadores senão uma vida mais digna? E, quando falo neles, não me refiro apenas ao irmão proletário, mas aos homens e às mulheres de diferentes condições sociais que realmente laboram, porque todos somos operários em nossa existência.

ALERTA À POPULAÇÃO
O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, 26/4, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, campanha em que alerta a sociedade para o aumento dos casos de pressão arterial alta. Em pesquisa recente, foi constatado que subiu de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009 o número de brasileiros com o problema. O levantamento aponta que a doença atinge todas as idades, principalmente os idosos. Foram abordados 54 mil adultos. Entre as pessoas com 65 anos ou mais, a porcentagem chegou a 63,2%, contra 57,8% em 2006. Na faixa etária até 34 anos 14% apresentam pressão alta. De acordo com o estudo, a proporção de hipertensos é maior entre mulheres (27,2%) do que entre homens (21,2%).
Fica, portanto, o aviso: cuidar da saúde, com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada com pouco ou nenhum sal, é o caminho para diminuir os malefícios que o desequilíbrio da pressão arterial provoca em nosso organismo, particularmente nos rins, cérebro e coração.

AINDA GETÚLIO
O poeta, pajador, radialista, escritor e missioneiro Albeni Carmo de Oliveira, ao ler meu artigo sobre Getúlio Vargas, fraternalmente me escreveu:
“Como a todo missioneiro, sempre nos traz satisfações quando alguém enaltece as missões (seus vultos e suas realizações). Lendo a matéria do presidente da LBV, este ser do mais profundo conhecimento, enaltecer a biografia e a obra de Getúlio Dornelles Vargas (o grande presidente), e lembrando outros missioneiros notáveis, me obriga a dizer-lhe:
“Quem enaltece as missões,/ Como o faz dom Paiva Netto,/ Merece todo afeto/ E nossas considerações./ Suas pautas são lições/ Por ser grande pregador./ O jornalista escritor,/ Com sua espiritualidade,/ Transmite para a Humanidade Esperança, Fé e Amor.
“Nossas missões são santuário/ De exemplos de prosperidade,/ Onde o índio sem vaidade/ Zelou pelo chão lendário./ Foi um fiel legionário/ Mostrando fibra e valentia,/ Nos legou a sabedoria/ Que orgulha a nossa raça./ Seja na voz do Pedro Ortaça/ Ou na gaita do Tio Bilia.
“O zum-zum que o vento faz/ Nos fios de algum alambrado/ É o vozerio do passado/ Que aos nossos ouvidos traz./ O índio querendo paz,/ Embora sendo guerreiro./ Saiba então o mundo inteiro/ Que nem decretos ou grilhões/ Acabarão com as missões/ Ou irão calar um missioneiro”.
Grato, Albeni. Sua bela poesia é fruto de seu generoso coração.

HOMENAGEM A MARIO DE MORAES
Na segunda-feira, 26/4, o premiado jornalista e fotógrafo Mario de Moraes voltou, aos 84 anos, à Pátria Espiritual. Carioca, iniciou sua bela e vitoriosa carreira profissional aos 17 anos, como repórter do Jornal Radical. Teve passagens pelo periódico O Mundo e pela revista Fon-Fon. O extenso currículo assinala a atuação em O Cruzeiro; chefia de reportagem do núcleo de jornalismo da TV Globo, onde foi um dos responsáveis pela criação do primeiro telejornal da emissora, o TeleGlobo; e correspondente de guerra em Angola, além de ter entrevistado com exclusividade Ramón Mercader, assassino do líder revolucionário ucraniano Trotski. Assessor de imprensa de diversas empresas, autor de oito livros, é dele a autoria do único close de Getúlio Vargas morto. Sócio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) desde 1948, o jornalista passou a atuar, a partir de 1990, como colaborador especial da revista Boa Vontade, escrevendo matérias a respeito de variados assuntos, com destaque para narrativas de fatos históricos e esclarecimentos sobre os direitos do cidadão.
Ao Espírito eterno do nosso amigo, as vibrações de Paz da LBV, extensivas a seus familiares.

Paiva Netto


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br