A Caminhada é realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que desenvolve há 41 anos um trabalho focado na garantia de direitos de adolescentes e jovens, desenvolvendo projetos em escolas públicas que empoderem as meninas e estimulem a lutarem por um futuro com qualidade
Nesta terça-feira (14), às 14h, a Praça do Jacaré, no centro do Cabo de Santo Agostinho estará repleta de meninas de várias localidades da cidade, exigindo um futuro melhor, uma educação pública de qualidade e o fim das violências que ainda permeia a vida de milhares de meninas no mundo.
O ato político é alusivo ao Dia Internacional da Menina, celebrado no último sábado (11), que tem como tema: Meninas Lideranças construindo um futuro melhor! A data é comemorada anualmente pela ONU, visando celebrar as meninas em todos os lugares do mundo, amplificando suas vozes, ações e liderança.
A UNESCO estima que 122 milhões de meninas não têm acesso à educação. Essa situação é mais crítica em algumas regiões, como na África Subsaariana, onde o acesso é particularmente baixo. As principais barreiras incluem pobreza, conflitos e desastres naturais.
A Caminhada é realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que desenvolve há 41 anos um trabalho focado na garantia de direitos de adolescentes e jovens, desenvolvendo projetos em escolas públicas que empoderem as meninas e estimulem a lutarem por um futuro com qualidade.
Não é à toa que Malala Yousafzaia ativista paquistanesa, e nobel da paz esteve em 2023, na instituição feminista para conhecer de perto o Projeto Meninas em Movimento pela Educação. “Tivemos a honra de receber a visita de Malala que apoia a nossa ação de combate à evasão escolar de meninas e fortalecimento da educação pública no nosso município”, afirmou Cássia Souza.
A caminhada reunirá estudantes das escolas municipais e estaduais, Ana Maria, Ariosto Nunes Martins, Antônio Benedito da Rocha, Laura Rodrigues, Tancredo Neves, Padre Melo da Costa, Escola Estadual Professor Natanael Medrado e Emídio Cavalcante. O evento será animado pelas Bandas do Centro de Convivência e da Escola Ana Maria.
LEI MUNICIPAL – O Cabo é um dos únicos municípios de Pernambuco que conta com o Dia da Menina no seu calendário oficial, criado a partir da Lei nº 768/2023. Durante esse mês de outubro as ativistas do projeto ocupam espaços públicos.