Em Jaboatão, foi decretada Situação de Emergência, e a Prefeitura também montou dois pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem prestando apoio à população em todo o município, principalmente às pessoas que perderam familiares, ficaram desabrigadas ou desalojadas, em consequência das fortes chuvas que caíram desde a sexta-feira. Os índices pluviométricos registraram mais de 260 milímetros de chuvas em 24 horas, o maior volume dos últimos 30 anos.
O socorro às vítimas vem sendo feito por mais de 1.500 servidores e o trabalho entra pela noite, pois a previsão é de mais chuva até o domingo. O resgate de moradores de áreas alagadas está sendo feito por barco e veículos próprios para enfrentar esse tipo de situação. Foram montados 16 abrigos de emergência, para onde estão sendo levadas as famílias. Até que a situação normalize, essas pessoas recebem alimentação, roupas, produtos de limpeza e higiene. Todas serão cadastradas para, caso necessitem, recebam auxílio-moradia.
O trabalho nos localidade onde ocorreram queda de barreiras também continuam no intuito de resgatar pessoas com vida. Agentes da Defesa Civil do Jaboatão atuam na busca dos sobreviventes e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão dando apoio aos familiares.
A Prefeitura do Jaboatão também montou dois pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza, na rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedades, das 8h às 20h, e no Shopping Guararapes, das 12h às 21h neste domingo, das 9h às 22h de segunda-feira ao sábado.
Em Jaboatão, foi decretada Situação de Emergência. Os telefones da Defesa Civil são 0800 281 2099 e 99195-6655.
Prefeito Mano acompanha ações de apoio à população
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, acompanhou, neste domingo, os trabalhos de resgate das vítimas das chuvas, limpeza das vias e apoio às famílias que estão em abrigos. O gestor esteve em Jardim Monte Verde, onde se concentra um dos principais pontos de trabalho de busca de vítimas. Mano conversou com moradores e garantiu todo apoio nesse momento de perdas de vidas e bens materiais. Em Muribeca, o prefeito visitou abrigo para onde estão pessoas que moram em áreas que sofreram alagamentos.
“Iniciamos o dia acompanhando a visita de quatro ministros, que vieram a Jaboatão verificar as consequências das chuvas. Fizemos um voo de helicóptero e eles puderam ter a dimensão do que aconteceu em nossa cidade, que provocou tantas vítimas. Amanhã deveremos ter o anúncio de liberação de recursos federais, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida fiz questão de ir aos locais onde a situação é preocupante, como Jardim Monte Verde e Muribeca. Nossas equipes têm se empenhado nos resgates e apoio às pessoas. Reconhecemos que é um momento é lamentável e todo esse trabalho é no sentido de preservar vidas e garantir que todos sejam bem acolhidos”, disse o prefeito Mano.
Em Jaboatão há mais de 800 pessoas nos 16 abrigos montados pela Prefeitura, onde recebem alimentação, roupas e produtos de higiene. Além disso, recebem atendimento clínico e fazem testes rápidos de Covid-19. Os desabrigados também estão sendo cadastrados para o caso de necessitarem de auxílio-moradia.