Psicóloga explica o estado de desânimo diante dos afazeres diários
Ainda que muitas pessoas se encontrem na condição mental de saúde característica de languidez, esse estado psicológico ainda é pouco conhecido e abordado. Entender o que esse termo quer dizer é muito importante para identificar alguns dos sentimentos possíveis para o ser humano. Dessa forma, será possível descobrir as formas adequadas de lidar com eles.
De forma mais elaborada, a languidez pode ser definida como uma estagnação do desejo, um certo vazio e um desapaixonamento. Diferentemente da depressão, onde a energia é sugada e não há forças para as atividades diárias, na languidez pode haver picos de euforia durante o dia.
Neste estado “mais ou menos”, o principal sentimento é a apatia ou o vazio. De acordo com a psicóloga e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Fábia Negreiros, a pessoa nesta situação se encontra em uma antessala para a depressão. “Se pudéssemos definir em simples palavras, seria ‘sem rumo e sem motor’, um seguir em frente mesmo sem ânimo, apático no desejo do corpo nos afazeres diários, mas automaticamente, se faz o que tem que se fazer. O lânguido, torna-se funcional, no automático. É uma espécie de antessala para a depressão, causada pela monotonia, sobrecarga de trabalho ou forçar um seguir em frente em meio às incertezas. Torna-se patológico quando agravada”.
Além dessa apatia constante em relação a tudo, existem outros sintomas que podem ajudar a detectar a languidez. Por exemplo: a pessoa foi de casa para o trabalho, mas não lembra como chegou lá. Ou ficou muito tempo nas redes sociais, mas não sabe o que viu. Não retém nada. A especialista reforça que com o agravamento dos sintomas, é importante procurar ajuda profissional. “É importante prestar atenção em como estamos perdendo a vontade de fazer o que amamos. Isso aconteceu muito durante a pandemia. No agravamento, o indivíduo pode entrar em depressão. Já no trabalho, pode ocorrer o aparecimento da síndrome de Burnout. É importante conversarmos com amigos próximos, parentes e família, sobre como nos sentimos e pedir que fiquem alertas sobre quando virem qualquer sintoma da languidez e procurem ajuda com psicólogo”.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO – A UNIFG oferece de forma gratuita, atendimentos psicológicos nos campi da Boa Vista, no Recife e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os agendamentos devem ser feitos pelos números (81) 3461-5514 ou (81) 3461-5529. O campus Piedade fica localizado na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade. Já o campus da Boa Vista fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no centro do Recife.