Empresa de tecnologia contribui com 85% da movimentação de contêineres do país

0

Na prática, a tecnologia ajuda e muito o avanço do setor portuário, já que é quase impossível um terminal operar sem sistemas

A tecnologia está presente em todos os lugares e tem ajudado a aumentar a produtividade das empresas, modernizar e garantir mais agilidade nas operações, o que inclui também o setor portuário.

Diariamente os portos brasileiros contribuem para a economia do país, importando e exportando produtos, e usando cada vez mais a tecnologia em diversas partes do processo.

Mas, para a engrenagem girar e os portos funcionarem, existem outras peças que contribuem para esse crescimento. Um exemplo disso é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), em que cerca de 85% de toda movimentação de contêineres do país passa por algum sistema desenvolvido ou mantido por ela.

De acordo com o engenheiro de computação, professor universitário e também um dos diretores da T2S, Rodrigo Lopes Salgado, esses sistemas servem, literalmente, para que um terminal de contêineres consiga operar e atuar em várias atividades. “Como na movimentação de carga, planejamento de pátio e navio, comunicação com autoridades portuárias, armadores e clientes, controle e fiscalização de carga e pessoas”, comenta.

Além disso, os sistemas ajudam a aumentar a segurança das informações das cargas. “Eles fazem parte de uma complexa arquitetura composta por equipamentos físicos, como portais de inspeção com câmeras, balanças, scanners de raio-x, lacres, entre outros, e também softwares que fazem o monitoramento, rastreamento, controle e registro, tanto dentro de um terminal, quanto no veículo, e às vezes, até no próprio contêiner.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here