Eles denunciaram que a empresa responsável CHS João Paulo II, organização social terceirizada, repassou os recursos financeiros da Prefeitura, para a empresa BD (Gestão de Serviços Médicos e Multidisciplinares em Saúde LTDA) que não pagou os salários dos médicos plantonistas e de outros profissionais de saúde
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelos diretores Ariosto Afonso e Ana Claudia, coordenaram na tarde desta segunda-feira (26/05), reunião On-Line, com os médicos plantonistas que trabalham no Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho, localizado no município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco. Participaram ainda os diretores José Tenório e Sylvio Vasconcelos, além do advogado da Defensoria Médica (DFM), João Moreira Filho.
Eles denunciaram que estão com os salários atrasados há três meses; a empresa responsável CHS João Paulo II, organização social terceirizada, repassou os recursos financeiros da Prefeitura para a empresa BD (Gestão de Serviços Médicos e Multidisciplinares em Saúde LTDA) que não pagou os salários dos médicos plantonistas e de outros profissionais de saúde. Na atualidade, o clima é de insatisfação diante o descaso dos gestores municipais.
Durante a reunião, foi lembrado que esse mesmo problema ocorreu no ano passado, sendo necessária a intervenção do Simepe para solucionar os atrasos salariais. O caso foi resolvido, mas, os atrasos voltaram neste ano.
Os médicos plantonistas alegam que não têm contratos formais e nem vínculos trabalhistas com o município de Vertentes e nem com a CHS João Paulo II. Ressaltaram ainda que outros municípios em Pernambuco estão com essa mesma dificuldade em relação ao atraso de salários, causado pela CHS João Paulo II. Outra questão diz respeito às condições de trabalho – falta de equipamentos – na sala vermelha e no centro cirúrgico. Os profissionais cobraram providências e responsabilidades dos gestores da saúde municipal. Os problemas refletem na qualidade do atendimento médico à população.
Diante da exposição de fatos e reclamações, os médicos aprovaram por unanimidade o envio de ofícios notificando à Prefeitura de Vertentes, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal de Vereadores e Conselho Municipal de Saúde.
Além disso, serão encaminhados ofícios para o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em busca de providências e soluções para a categoria. Uma nova reunião on-line foi agendada para o próximo dia 09 de junho, às 13h.