
A premiação acontece de 7 à 9 de outubro de 2025 em Bogotá, Colômbia pelo Programa EUROCLIMA
A startup Super NINA, referência no uso de tecnologia e ciência de dados para o enfrentamento da violência de gênero na mobilidade urbana, conquistou mais um reconhecimento internacional. A iniciativa foi vencedora do prêmio europeu “Rumbo à Equidade”, na categoria Instituições Públicas e Empresas Privadas, promovido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pela União Europeia (UE).
A cerimônia de entrega acontece entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025, em Bogotá, na Colômbia, durante as Jornadas de Intercâmbio do Programa EUROCLIMA, iniciativa financiada pela União Européia e pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), por meio da SoMoS LAC (Comunidade de Prática em Mobilidade Sustentável).
A premiação reconhece projetos inovadores que promovem uma mobilidade mais justa, segura e inclusiva para mulheres, meninas e diversidades em toda a América Latina e Caribe. O encontro reunirá representantes de ministérios, governos locais, universidades, organizações sociais e parceiros da cooperação internacional, promovendo três dias de workshops, diálogos e apresentações.
Para Simony César, empreendedora e CEO da Super NINA, o prêmio reforça o impacto do projeto e a importância de sua expansão no Brasil:
“Fico muito feliz com esse reconhecimento internacional. A NINA já é referência no Ceará e em Salvador, e seria uma conquista ainda maior conseguir implantar essa política pública também em Pernambuco. Já trabalhamos com a Polícia Civil, temos um modelo validado por instituições do governo e acreditamos que, com o apoio da gestão estadual, poderíamos levar mais segurança e dignidade para as mulheres pernambucanas”, destaca Simony.
Super NINA
A Super Nina tem como objetivo transformar este cenário. O trabalho é pautado em gerar dados que empresas, governos e instituições necessitam para garantir segurança e inclusão para todos nos espaços urbanos. Aliando mobilidade, inovação e tecnologia, queremos desenvolver cidades inteligentes (ou smart cities) garantindo o direito de ir e vir em todos os ambientes e a equidade de gênero na mobilidade urbana.
Simony César
Com 33 anos, Simony César, foi eleita pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia em 2020. Publicitária, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente é professora do MBA em Empreendedorismo e Inovação da Unisinos, Coordenadora de Projetos do CNPq e fundadora e CEO da SUPER NINA – startup e consultoria que oferece tecnologia e inteligência de dados que pode ser integrada a diversos aplicativos para padronizar, centralizar e rastrear denúncias de assédio e violência na mobilidade urbana, além de influenciar a criação de políticas públicas.
Foi nomeada pela Academia Brasileira de Ciências ao BRICS Young Innovation Prize 2018, prêmio que reconhece projetos de pesquisa de jovens cientistas que desenvolveram soluções inovadoras para melhorar as condições de vida em países emergentes.
Em parceria com o WRI Brasil, a Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público na capital do Ceará e com isso colecionou prêmios ao redor do mundo. Simony também é Fellow da MAN Impact Acceleration, programa para aceleração em escala global de startups com soluções para mobilidade, ofertado pela Yunus Social Business e MAN Truck & Bus (marca de transporte pesado da Volkswagen).