Mais do que rotina: como a Terapia Ocupacional transforma vidas e promove autonomia

0

“Se tem ação, tem Terapia Ocupacional.” É assim que a terapeuta ocupacional Letícia Apolinário define sua profissão

A Terapia Ocupacional é uma profissão que atua diretamente na promoção da autonomia e no envolvimento das pessoas em suas ocupações (tudo aquilo que elas precisam, querem ou esperam conseguir fazer em seu cotidiano). A atuação do terapeuta ocupacional considera o contexto de vida do indivíduo, sua história, cultura e objetivos.

Com crescimento significativo nos últimos anos, a Terapia Ocupacional tem transformado vidas ao promover independência e participação ativa na rotina, independentemente das limitações físicas, cognitivas, mentais ou sociais que o sujeito possa apresentar.

Letícia Apolinário, terapeuta ocupacional

“A Terapia Ocupacional permite que uma pessoa participe das atividades do seu dia a dia: se vestir, tomar banho, preparar sua própria comida, fazer compras, ir à padaria, forrar a cama… E tantas outras ações que fazem parte da vida. E o mais bonito é quando a gente recebe mensagens como ‘meu filho antes não fazia isso e agora faz’. Porque é isso que a Terapia Ocupacional é: ela ressignifica vidas”, explica Letícia.

A profissional reforça que a Terapia Ocupacional promove o engajamento do sujeito nas suas próprias ocupações, contribuindo para uma vida com mais sentido e pertencimento.

E embora seja muito reconhecida por seu impacto no desenvolvimento infantil, a Terapia Ocupacional vai muito além. “Onde há ocupação, existe Terapia Ocupacional. Ela está presente desde uma unidade neonatal até os cuidados paliativos com idosos, acompanhando os indivíduos ao longo de toda a vida”, reforça a terapeuta Letícia.

A atuação acontece em diversos contextos, não apenas na saúde, mas também na educação, na assistência social e no ambiente comunitário. O campo é vasto, assim como os benefícios que proporciona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here