Oficina de biscoitos natalinos une aprendizado e oportunidades em Garanhuns

0
Foto: Equipe técnica da unidade

O objetivo do curso que acontece no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Funase, é ensinar mais que uma receita. A oficina busca fortalecer competências socioemocionais, tendo como foco, paciência, trabalho em equipe e criatividade, habilidades que acompanham os adolescentes para além da cozinha

Com a proximidade do Natal, Garanhuns já respira o espírito de celebração e solidariedade. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Funase, localizado na cidade, uma oficina de biscoitos natalinos tem se destacado entre os cursos profissionalizantes de final de ano, aproximando os jovens das tradições e do trabalho coletivo.

A oficina que acontece ao longo da semana, no contraturno escolar, tem carga horária total de 20 horas, sendo quatro horas diárias que mesclam técnicas de confeitaria e atividades práticas. O curso é ministrado pelas agentes socioeducativas Paula Roberta e Roberta Regina, que conduzem as aulas em um ambiente pensado para aprendizagem, convívio e expressão.

O objetivo do curso é ensinar mais que uma receita, a oficina busca fortalecer competências socioemocionais, tendo como foco, paciência, trabalho em equipe e criatividade, habilidades que acompanham os adolescentes para além da cozinha. Além disso, “com a produção dos biscoitos foi estimulando a convivência e o aprendizado para que eles tenham uma autonomia financeira para quando saírem daqui”, reforçou Paula.

Nesta segunda turma do curso, quatro adolescentes participam ativamente das atividades, sendo envolvidos desde o preparo das massas até a finalização das decorações. Os biscoitos trazem toda a simbologia natalina: as massas são cortadas em formatos como árvores, estrelas, sinos e bonecos, e recebem decoração com goiabada vermelha e açúcar de confeiteiro, um recurso que imita a neve e reforça a estética da época.

A produção dos biscoitos deve ser comercializada durante o período natalino em Garanhuns, e a renda arrecadada será revertida para a compra de materiais para novas oficinas e para custear despesas relacionadas à decoração, campanhas e outras ações comemorativas da unidade. Além dos biscoitos, também serão ofertados enfeites natalinos produzidos nas oficinas de paletes e feltros, além de quadros criados nas sessões de arteterapia.

Em depoimento, K. M., de 16 anos, comentou: “eu posso dizer o quanto é importante para nós que estamos cumprindo medida socioeducativa. Não temos, na maioria das vezes, oportunidades como essa lá fora e aqui aprendemos uma profissão que pode virar nossa fonte de renda no futuro”.

A equipe do Case Natal de Garanhuns aguarda a confirmação oficial no Natal de Garanhuns para definir as datas e os detalhes da participação. A expectativa é que os adolescentes possam expor e comercializar os produtos confeccionados nas oficinas, ampliando o aprendizado para além dos muros da unidade e mostrando à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido no espaço socioeducativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here