Durante o período festivo, a Prefeitura do Recife decretou ponto facultativo na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), será feriado em referência a Corpus Christi, e na quarta-feira (24), feriado de São João
Em razão das celebrações de São João, alguns serviços municipais do Recife terão horário de funcionamento alterado de 22 à 24 de junho. Quem estiver na cidade poderá aproveitar o clima junino no Sítio da Trindade, na Avenida Rio Branco e nos seis polos descentralizados, além da Ciclofaixa, dos parques urbanos e da orla da cidade.
O São João já tomou conta do Recife. Com o início da tradicional festa junina, a cidade recebe uma programação gratuita espalhada por diversos polos, celebrando as tradições nordestinas com muito forró, baião, xaxado, quadrilhas e outras manifestações da cultura popular. Durante o período festivo, a Prefeitura do Recife decretou ponto facultativo na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), será feriado em referência a Corpus Christi, e na quarta-feira (24), feriado de São João. Por isso, alguns serviços municipais terão o funcionamento alterado. Além da programação junina, moradores e visitantes também poderão aproveitar a Ciclofaixa, os parques urbanos e a orla da cidade.
Confira o que abre e fecha no feriado de 22 à 24 de junho:
CULTURA – Com festa para todo lado, o Recife será todo balancê neste feriado junino. De sexta (19) a quarta (24), mais de 200 atrações espalharão as cores e ritmos do São João do Recife por toda a cidade. Além do Sítio Trindade e da Rio Branco, a festa realizada pela Prefeitura do Recife alcançará mais seis polos entre os próximos dias 21 e 23: Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó, que celebrarão São João embalados por 93 atrações.
O balancê descentralizado continua entre os próximos dias 26 e 29, alcançando outros cinco bairros, para festejar São Pedro. Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal https://recifejunino.recife.pe.gov.br/ e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.
Teatros e museus geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados neste fim de semana junino, com exceção do Paço do Frevo, que funcionará com expedientes normais. O museu funciona de terça a sexta-feira das 10h às 17h. Aos sábados e domingos, o equipamento funciona das 11h às 18h. A exceção fica por conta do dia 24 de junho, quando haverá competição do Brasil na Copa do Mundo e o museu fica aberto entre 9h e 16h30.
SAÚDE – A Secretaria de Saúde do Recife preparou um esquema especial para atender a população durante o período do São João. Funcionarão 24 horas os serviços de emergência e internação da rede municipal: Policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); Policlínicas e Maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela) e Professor Arnaldo Marques (Ibura); Maternidade Professor Bandeira Filho (Afogados) e Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira), além dos serviços da rede conveniada Hospital Maria Lucinda (Parnamirim) e Fundação Altino Ventura (Boa Vista).
O Hospital da Mulher (Curado) funcionará 24 horas para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao hospital, também funcionará de forma ininterrupta, com atendimento multiprofissional voltado para mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência.
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) manterá plantão para atendimento de ocorrências envolvendo animais que representem risco à saúde pública. O serviço poderá ser acionado diariamente, das 8h às 17h, pelo telefone e WhatsApp (81) 3355-7712.
Na véspera e no dia do São João, haverá vacinação nos Centros de Vacinação dos shoppings Boa Vista, Recife e RioMar, com funcionamento das 9h às 18h no dia 23/06 e das 11h às 18h no dia 24/06, com oferta de vacina contra Influenza para grupos prioritários e atualização da caderneta de vacinação.
No polo Sítio Trindade, funcionará um posto médico com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores. Serão ofertados serviços como assistência médica de urgência e emergência; acolhimento e encaminhamento de usuários, quando necessário, para unidades de saúde, e apoio às ações de Vigilância em Saúde.
Pela primeira vez, será ofertado, no polo Sítio Trindade, atendimento de Profilaxia Pré Exposição ao vírus HIV (PrEP), além dos já tradicionais testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Caso o resultado, que sai em 20 minutos, dê positivo, o usuário já recebe aconselhamento e é encaminhado para o tratamento na rede municipal. Se desejar ou for captado alto risco de infecção pelo HIV, a PrEP estará disponível tanto para quem deseja iniciar quanto para quem quer dar continuidade à profilaxia.
Já no sábado (20/06), acontece no SAE da Policlínica Gouveia de Barros (temporariamente funcionando na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro), mais uma edição da estratégia PrEPara a Prevenção!, com a oferta dos mesmos serviços do Sítio Trindade.
Além disso, os polos Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro e Avenida Rio Branco serão realizadas ações de redução de danos, com troca de garrafas de vidro pelas de plástico (exceto na Avenida Rio Branco), distribuição de preservativos e géis lubrificantes íntimos, oferta de água mineral e orientações sobre consumo de álcool e outras drogas.
Durante o São João, o SAMU Recife estará com 13 bases descentralizadas em toda a cidade, funcionando 24 horas. Além disso, haverá uma Unidade de Suporte Básico (USB) dando apoio ao posto médico do Sítio Trindade e outra USB dedicada ao Polo da Avenida Rio Branco, no Marco Zero. Para outras demandas, o SAMU pode ser acionado pelo 192.
TURISMO E LAZER – No dia de São João (24), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível para quem desejar aproveitar o feriado ao ar livre. O percurso funcionará das 7h às 16h. Aos domingos, o serviço segue operando normalmente.
O projeto Olha! Recife promoverá passeios guiados gratuitos nos dias 20, 21 e 26 de junho. No dia 24, não haverá programação. Informações e inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br.
Durante o Ciclo Junino, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), realiza, de forma inédita, uma Arena Gastronômica no Sítio Trindade, principal polo junino da cidade. O espaço reúne oito restaurantes e funciona entre os dias 18 e 28 de junho, sempre das 16h às 2h.
Os casais que desejarem renovar ou celebrar simbolicamente seus votos poderão participar do tradicional Casamento Matuto em dois polos da festa: na Vila Junina do Sítio Trindade, das 19h à meia-noite, e na Vila Junina da Avenida Rio Branco, das 16h às 21h.
ESPORTES – As unidades da Academia Recife estarão fechadas de segunda a quarta, com retomada do funcionamento normal na quinta-feira (25).
PARQUE DE ESCULTURAS – O Parque das Esculturas estará fechado na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24), retomando o funcionamento na quinta-feira (25), das 10h às 17h.
MERCADOS E FEIRAS – No dia 22 de junho, os mercados públicos e feiras livres do Recife funcionarão em horário normal, das 6h às 18h. Já nos dias 23 e 24 de junho, o atendimento será das 6h às 13h. As praças de alimentação localizadas nesses equipamentos poderão estender o funcionamento, a critério dos permissionários.
JARDIM BOTÂNICO – O Jardim Botânico do Recife estará fechado da segunda-feira (22) à quarta-feira (24), retornando às atividades na quinta-feira (25).
MULHER – Neste feriado, a maioria dos equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife também estará fechado, com as seguintes exceções: Centro de Referência Clarice Lispector: localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro – funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector: situado na Av. Recife, 700, em Areias, e o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector Zona Norte, localizado na rua Padre Lemos, 675, no bairro de Casa Amarela, estará aberto todos os dias das 7h às 19h. Os demais serviços da Secretaria da Mulher serão retomados normalmente na quinta-feira (25).
ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME – Durante os festejos de São João, de 22 a 24 de junho, alguns serviços da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) terão funcionamento diferenciado. Os serviços essenciais seguirão funcionando normalmente, são eles: os Restaurantes Populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as Casas de Acolhimento e o Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS). A Cozinha Comunitária do Gurupé funcionará somente no dia 22, com retorno das atividades na quinta-feira (25).
Já os Centros Arrecifes da Cidadania, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), o Banco de Alimentos do Recife, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), a Central do Cadastro Único (CadÚnico), os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) e o Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP) estarão fechados.
Durante os festejos juninos de 2026, a SAS vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes, especialmente nos polos com grande circulação de pessoas. De 12 a 28 de junho, das 18h às 00h, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estarão mobilizadas para atuar na prevenção e identificação de situações de trabalho infantil, negligência e outras violações de direitos relacionadas ao contexto festivo.
As atividades incluem ações de sensibilização da população, orientação a famílias e comerciantes, distribuição de material informativo e articulação com a rede de proteção social. Também serão realizados cadastro, escuta qualificada, avaliação técnica e, quando necessário, encaminhamento para os serviços da rede de proteção. As equipes atuarão de forma estratégica em áreas de grande circulação de público, como a Orla da Avenida Boa Viagem, a Avenida Rio Branco, a Praça do Arsenal, o Pátio de São Pedro, o Sítio da Trindade e os polos descentralizados do Ciclo Junino.
Entre as principais iniciativas está o Espaço de Proteção, que funcionará na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, em Casa Amarela (Estrada do Arraial, 2900), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda. O equipamento estará aberto de 19 a 24 de junho, funcionando no dia 19 das 18h às 2h e, entre os dias 20 e 24, das 16h às 2h, oferecendo acolhimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Com capacidade para atender até 50 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, o espaço oferecerá alimentação adequada, cuidados, escuta qualificada, atividades lúdicas e oficinas, além de salas para atendimento e descanso climatizado. Entre as atividades lúdico-pedagógicas previstas estão pintura, contação de histórias, jogos cooperativos e oficinas temáticas. A ação contará com uma equipe multiprofissional formada por coordenação, técnicos, oficineiros, cuidadores e profissionais de apoio operacional, mobilizando cerca de 160 servidores.
DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE – De 22 a 24 de junho, as equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ) estarão atuando nas ações do São João do Recife. Entre os serviços oferecidos estão a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade, no Sítio Trindade, com acolhimento e orientação a pessoas em situação de violação de direitos; a Rota Acessível, garantindo o transporte de pessoas com deficiência entre o Centro de Convivência da Pessoa Idosa e o principal polo junino da cidade; e os Espaços de Acessibilidade, voltados ao atendimento desse público no Sítio Trindade. Também serão realizadas ações de conscientização por meio das campanhas “Recife 60+”, “Respeito, Proteção e Afeto”, com identificação de crianças por pulseiras, “Recife Sem Racismo” e “Recife Sem Preconceito e Discriminação” em diversos polos da festa.
Em razão da atuação das equipes nos festejos juninos, não haverá funcionamento do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, do Centro de Referência em Cidadania LGBTI+, do Projeto Praia Sem Barreiras e dos Núcleos de Mediação de Conflitos nos dias 22, 23 e 24.
TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda-feira (22), devido ao feriado de São João. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.
É importante ressaltar que o estacionamento rotativo da Zona Azul funcionará normalmente, podendo o condutor ser notificado ou ter seu veículo removido de acordo com o CTB, caso não haja a ativação do cartão digital de zona azul conforme sinalização regulamentar. A sede da CTTU fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (25), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.
ECOESTAÇÕES – As 16 Ecoestações mantidas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) funcionarão normalmente na segunda-feira (22), na terça-feira (23) e também no feriado de São João, na quarta-feira (24), sempre das 8h às 18h. As unidades recebem resíduos da construção civil, materiais recicláveis, móveis inservíveis, restos de poda e outros materiais volumosos, oferecendo à população uma alternativa adequada para o descarte e contribuindo para a redução dos pontos de descarte irregular na cidade.
OUVIDORIA GERAL DO RECIFE – Nos dias 22, 23 e 24 de junho, não haverá atendimento presencial nem telefônico. Os cidadãos poderão utilizar os demais canais de atendimento: e-mail (ouvidoria@recife.pe.gov.br), aplicativo Conecta Recife e Portal da Ouvidoria (https://ouvidoria.recife.pe.gov.br/).
PROCON RECIFE – Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o órgão estará em funcionamento no Bairro do Recife, com atendimento aos consumidores, abertura de reclamações e ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. O posto de atendimento funcionará na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, localizada na Av. Marquês de Olinda, 182, Bairro do Recife.
PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL – Não haverá expediente nos dias 22, 23 e 24, com retorno das atividades normais na quinta-feira (25).
AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO – Nesta segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24), ponto facultativo e feriado de São João, respectivamente, não haverá expediente nos órgãos de atendimento ao público da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, como Agência de Emprego, nas Salas de Empreendedorismo e nas Escolas Profissionalizantes do Recife. Os serviços retornam na quinta-feira (25).
REDE COMPAZ – De 22 a 24 de junho, as unidades da Rede Compaz e das Bibliotecas pela Paz estarão fechadas. As atividades retornam normalmente na quinta-feira (25).








