A alegria do reencontro
José Ambrósio
Foi emocionante constatar a satisfação de um feirante da Feirinha de Orgânicos de Candeias ao ver a chegada à sua banca de um cliente que ele não via há três semanas, na quarta-feira (20.05). “Seu José (nome fictício), como é bom ver o senhor aqui. Já estava ficando preocupado”, disse o feirante estendendo a mão, mas logo a recolhendo ao se lembrar das recomendações das autoridades sanitárias para se evitar cumprimentos com aperto de mãos em razão da pandemia da Covid-19. “Pensou que eu tinha morrido, não foi?”, respondeu o freguês, em tom de brincadeira.
Correspondendo à alegria do feirante, José explicou que estava evitando sair de casa. “Já passei dos 60 anos de idade e tenho alguns problemas de saúde que agravam minha inclusão no grupo de risco. Preciso me cuidar para também não expor meus familiares e vizinhos”, disse, enquanto escolhia frutas e verduras. “É que tem muita gente pegando esse coronavírus”, justificou o feirante. “Fico feliz quando revejo meus clientes”, completou.
“Esse vírus pegou até o governador [Paulo Câmara] e o secretário [estadual] de Saúde [André Longo]”, comentou outro feirante. “Pois é! Por isso estou apressado, querendo voltar logo para casa”, emendou José, pondo um fim na breve conversa. “Se cuide”, recomendou o feirante, ressaltando que as pesquisas com vacinas estão avançando no mundo. “É, estamos esperançosos”, finalizou José.
Naquele dia (quarta-feira 20.05) também a vice-governadora Luciana Santos testou positivo para a Covid-19, sendo uma das 1.318 pessoas a mais infectadas em Pernambuco, elevando para 22.560 o número de casos confirmados.
Neste sábado (23.05) – que fecha a primeira semana de lockdown em Recife, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes e a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado -, as confirmações chegam a 26.786 novos casos e os óbitos somam 2.144. Nas cinco cidades em lockdown o isolamento social cresceu 10% entre os dias 16 e 22 e o Governo vai aumentar a fiscalização na última semana, que vai até o dia 31 de maio. Os bloqueios para fiscalizar o rodízio de veículos passarão de 43 para 50.
A esperança do feirante e de José com o avanço das pesquisas científicas ganhou reforço ontem. Pesquisa desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa CanSino, publicada nesta sexta-feira (22) na revista científica inglesa Lancet, classifica como positivos os resultados de uma vacina que foi testada em humanos contra a Covid-19. Diretor de pesquisa de vacinas no Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, Daniel Barouch, que não participou do estudo, disse que são dados promissores, embora iniciais. A prova da sua eficácia exigirá testes em milhares e até centenas de milhares de pessoas.
O louvável esforço da comunidade científica mundial em busca de uma vacina para o novo coronavírus contrasta com a atitude de políticos, autoridades e religiosos brasileiros. Na segunda-feira (11.05) o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo solicitou à Google do Brasil que retirasse do ar vídeo no qual o pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) anuncia a disponibilização de sementes de feijão com supostos poderes de cura do vírus e que poderia ser adquirida a partir do “propósito” de R$ 100,00 a R$ 1.000,00. Em outro vídeo, um senhor que se apresenta como sendo o pastor Adélio vendia máscaras invisíveis que curavam e protegiam contra a Covid-19. Preferi considerar tratar-se de brincadeira – de mau gosto e inaceitável, claro, até porque, se chegou até a mim dever ter chegado para muita gente. E, há muita gente desesperada, que a tudo se agarra, sobretudo se a mensagem ou o produto é defendido ou vendido por um líder político ou religioso.
Em outra frente, o ministro Rogerio Schietti Crus, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou na quarta-feira (20.05) um habeas corpus coletivo apresentado pela deputada estadual Clarissa Tércio contra a quarentena implementada em Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Olinda e Jaboatão dos Guararapes desde o último sábado (16), e que vai até o dia 31 de maio. A parlamentar solicita que seja impedida qualquer coação ou restrição da liberdade à população do estado, que alega precisa de trabalho imediato para providenciar o alimento das suas famílias. Ela alega que o decreto que implementou a quarentena é inconstitucional, havendo, segundo afirma, uma invasão de competência legislativa da União.
Ao negar o habeas corpus o ministro afirma que a deputada “parece ignorar o que acontece, atualmente, em nosso país”. Ele cita os dados de coronavírus no Brasil, que registrou na terça-feira (19) 271.628 casos e 17.971 mortes, o que o coloca em terceiro lugar entre os países com maior número de casos, atrás apenas dos EUA e da Rússia. Sobrou até para o presidente Jair Bolsonaro: “Nesse ínterim, continua o país (des)governado na área de saúde – já se vão 6 dias sem um titular da pasta – mercê das iniciativas nem sempre coordenadas dos governos regionais e municipais, carentes de uma voz nacional que exerça o papel que se espera de um líder democraticamente eleito e, portanto, responsável pelo bem-estar e saúde de toda a população, inclusive da que não o apoiou ou apoia”, disse o ministro no despacho.
Que a alegria do feirante no reencontro com o cliente se multiplique nos próximos dias, quando se poderá medir os efeitos do endurecimento da quarentena nas cinco cidades da RMR. E nesse período, se você puder, fique em casa.
Candeias, 23 de maio de 2020.
José Ambrósio é jornalista e membro da Academia Cabense de Letras