Com o tema “Academia Cabense de Letras: Escrevendo o Tempo e Recitando Momentos – 14 anos de Vida Literária”, a programação contemplará rodas de capoeira, recital de poesia e entrega da comenda ‘Celina de Holanda’, a principal homenagem da ACL
Por Tereza Soares
Para marcar os 14 anos de fundação da Academia Cabense de Letras (ACL), será realizado neste sábado, 27, a partir das 19h, o ato solene de comemoração na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, reunindo escritores, artistas, intelectuais e autoridades.
Com o tema “Academia Cabense de Letras: Escrevendo o Tempo e Recitando Momentos – 14 anos de Vida Literária”, a programação contemplará rodas de capoeira, recital de poesia e entrega da comenda ‘Celina de Holanda’, a principal homenagem da ACL, que leva o nome da patronesse da entidade, a poetisa de nome nacional, que nasceu no Engenho Pantorra, na zona rural do município.
Entre os convidados para a mesa oficial estão o vice-prefeito do Cabo, Professor Arimatéia e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro, além de diversas autoridades municipais de setores da política, cultura e empresarial.
Na abertura do evento, será apresentado um histórico dos principais acontecimentos e atividades que marcam o jubileu de marfim da entidade. Em seguida, haverá a apresentação cultural da Associação de Capoeira Volta Que o Mundo Dá, fundada e presidida pelo Mestre Marco Angola.
Na sequência, será composta uma mesa de honra por integrantes da atual diretoria da ACL e autoridades de vários segmentos culturais, políticos e empresariais. Num segundo momento cultural, está programada uma roda poética com a participação de acadêmicos da ACL, que farão recitações de obras próprias e de outras poesias.
Um momento marcante será a entrega da Comenda Celina de Holanda, cujo nome foi inspirado na patronesse da Academia Cabense de Letras. A condecoração é concedida a pessoas que se destacam no campo da literatura ou que tem feito surgir novos leitores e amantes da leitura.
Receberão as comendas a professora e poetisa Vera Rocha; a especialista em Gestão de Projetos Sociais do Terceiro Setor, a contadora Veridiana Duarte; a coordenadora de Língua Portuguesa no Cabo de Santo Agostinho, a professora Rúbia Maria dos Santos e por fim a poetisa e atriz, Magali Polida.
Rubia Maria dos Santos
Tem Licenciatura em Letras/inglês pela FAMASUL e pós-graduada em Literatura Brasileira pela FAFIRE. Professora efetiva do Cabo de Santo Agostinho e do Estado de Pernambuco. Coordenadora de Língua Portuguesa do município do Cabo de Santo Agostinho. Três livros de contos publicados com os alunos do Ensino Fundamental II da escola Dr. Cláudio Gueiros Leite com o projeto de leitura e produção de texto intitulado “Contos Fantásticos”. Recebeu a comenda de “Cidadã Cabense” pela Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho e a medalha Ariano Suassuna em 2019.
Magali Polida
Poetisa e atriz. Escritora e Empreendedora desde a infância. Autora dos livros, Eu amo Escrever, A menina do Panapaná, Bichomemulher, Em terapia, e tantos outros escritos, com premiações em literatura e teatro no município e no país. Formada em Pedagogia, atuante como professora de literatura e teatro na Estação Cidadania. Presidenta e Terapeuta Integrativa na Cooperativa de Estética e Beleza CoopStudio.
Veridiana Duarte
Contadora, Administradora, Especialista em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria, também Especialista em Gestão de Projetos Sociais do Terceiro Setor, Empresária Contábil e Empreendedora Social, Voluntária e Mãe de Athos e Aisha.