Dia do Acupunturista é celebrado em 23 de março, mas técnica pode ajudar a combater doença
Quando falamos em acupuntura, vem logo em mente as agulhadas, mas ao mesmo tempo o relaxamento e controle de dores. Porém, o que pouca gente sabe é que ela também ajuda no tratamento do câncer. O combate à doença pode provocar o aparecimento de efeitos colaterais – problemas que podem ocorrer quando tecidos ou órgão saudáveis são afetados – e a acupuntura pode ajudar nesse sentido.
De acordo com o oncologista Diogo Sales, da Oncoclínica Recife, estudos recentes têm comprovado que as “agulhadas” tem a capacidade de auxiliar na modulação do sistema imunológico e serve como um complemento ao tratamento convencional.
“A acupuntura tem sido estudada com o intuito de diminuir os efeito adversos relacionados ao tratamento oncológico, como náuseas e vômitos, xerostomia (boca seca), além das dores relacionadas ao câncer. O que se tem de concreto atualmente é o que acupuntura pode ajudar de alguma maneira complementar aos tratamentos já realizados para tais sintomas. Outra coisa importante é que o procedimento seja realizado por um profissional capacitado”, alertou o médico da Oncoclínica Recife.
A acupuntura ajuda a diminuir a dor, o linfedema, melhora a imunidade, disposição e o ânimo, além de reduzir os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia.