
O medicamento Mounjaro (Tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, inicialmente aprovado para diabetes tipo 2 e obesidade, agora pode ser utilizado para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em adultos com obesidade ou sobrepeso e comorbidades relacionadas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (20), a inclusão de uma nova indicação terapêutica para o medicamento Mounjaro (Tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly. O remédio, inicialmente aprovado para diabetes tipo 2 e obesidade, agora pode ser utilizado para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em adultos com obesidade ou sobrepeso e comorbidades relacionadas. A aprovação representa um marco no tratamento da AOS, que até então dependia majoritariamente do uso de aparelhos de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) ou intervenções cirúrgicas, especialmente nos casos de maior gravidade ligados à obesidade.
A Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio grave, caracterizado por repetidas interrupções da respiração durante o sono, que está fortemente associado à obesidade e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, AVC e diabetes. “A apneia do sono é, em muitos casos, uma doença anatômica, onde o excesso de tecido gorduroso e o mau controle metabólico impactam diretamente a via aérea superior. A aprovação do Mounjaro, por atuar na causa raiz, que é a obesidade, representa um avanço significativo. Para o paciente que tem dificuldade de adesão ao CPAP ou que não tem indicação cirúrgica imediata, este medicamento oferece uma alternativa promissora”, afirma o Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço Dr. Cleydson Lucena.
Estudos clínicos demonstraram que a Tirzepatida é capaz de reduzir significativamente os episódios de apneia por hora em pacientes obesos, atuando através da perda de peso e melhoria metabólica. Em testes de fase 3, a medicação se mostrou eficaz em diminuir as interrupções respiratórias em até 80% dos casos. “Mas é fundamental, no entanto, que o tratamento seja sempre acompanhado por uma equipe médica multidisciplinar, com orientação de otorrino e especialista em sono, para garantir a melhor estratégia de cuidado”, explica o médico.
Sobre a Apneia do Sono e o Tratamento
A Apneia Obstrutiva do Sono atinge milhões de brasileiros e se manifesta através de sintomas como ronco, sono não reparador, sonolência diurna excessiva, fadiga e dificuldade de concentração. O medicamento Mounjaro (tirzepatida) deve ser utilizado sob prescrição médica, em conjunto com dieta de baixa caloria e aumento da atividade física. A nova indicação reforça o papel da redução do peso corporal como pilar central no manejo da AOS em pacientes obesos.