A primeira fase do aplicativo Noronha na Palma da Mão, que acontecerá no início de dezembro, terá o prazo de até 60 dias para que moradores e turistas se adaptem
O Governo Raquel Lyra implantará o aplicativo “Noronha na Palma da Mão”. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), é mais uma ação para modernizar os sistemas de controle migratório da ilha e outros sistemas para simplificar e agilizar os serviços, unificando plataformas digitais para que turistas e residentes resolvam demandas administrativas de mobilidade e de hospedagem pelo celular, promovendo transparência e sustentabilidade com a diminuição de documentos físicos. O investimento está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.
Com esse novo processo, também serão instaladas catraca de biometria facial no Aeroporto Governador Carlos Wilson. A primeira fase do aplicativo, que acontecerá no início de dezembro, terá o prazo de até 60 dias para que moradores e turistas se adaptem quanto ao controle migratório e entrada e saída de pessoas. Posteriormente, haverá a introdução de outras fases, como a implantação de câmeras com inteligência artificial para monitoramento de veículos, de embarcações para que também tenha um controle mais rígido de veículos e de embarcações que estão em Fernando de Noronha de forma irregular.
“O aplicativo Noronha na Palma da Mão, quanto ao controle migratório, funciona da seguinte forma: quem for à ilha, tanto morador quanto turista, terá que realizar o cadastro no aplicativo de sua biometria facial. E o check-in e o check-out em Fernando de Noronha passarão a ser através do aplicativo, onde será realizada a leitura facial na catraca do aeroporto. Com essa medida, trará diversos benefícios, como o controle migratório essencial para manter esse importante paraíso natural”, explicou o administrador-geral de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Coelho, ressaltou o compromisso da governadora Raquel Lyra com a modernização e com os investimentos em infraestrutura e projetos em Fernando de Noronha que estão orçados em mais de 500 milhões para melhorar a qualidade de vida dos moradores e dos turistas. “O aplicativo é mais uma importante ação do Governo de Pernambuco na ilha para os turistas terem mais praticidade no planejamento durante a estadia, com menos trâmites presenciais. E, os moradores, terão acesso rápido a documentos, serviços públicos e transporte. Com essa plataforma, a expectativa é reduzir significativamente os processos presenciais para agilizar os atendimentos e diminuir as filas e otimizar a gestão pública com dados centralizados para melhor planejamento em Fernando de Noronha, unindo tecnologia e sustentabilidade”, afirmou.








