Caixa Cultural Recife divulga a programação educativa de agosto

0
A Contação de Histórias "Do céu do meu quintal", é conduzida pelas artistas Gabi Carvalho e Nanda Mélo (Foto: Divulgação)

Atividades gratuitas reúnem opções para diferentes idades e contemplam diversas linguagens, como teatro, dança e artes visuais

A CAIXA Cultural celebra, em agosto de 2025, 45 anos de atuação no Brasil, dedicados à promoção da arte e da cultura. Para marcar a data, as unidades em todo o país realizam uma programação especial ao longo do mês.

No Recife, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira preparou uma série de oficinas e vivências voltadas a diferentes faixas etárias e expressões artísticas. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site da CAIXA Cultural. A programação completa pode ser conferida abaixo:

Contação de histórias – Do céu do meu quintal:

A contação de histórias “Do céu do meu quintal” convida crianças de 5 a 9 anos e seus responsáveis a embarcarem em uma experiência lúdica e interativa, conduzida pelas artistas Gabi Carvalho e Nanda Mélo. A programação será realizada em duas turmas, uma no dia 12 e outra no dia 13 de agosto (terça e quarta-feira), às 14h, com duração de 45 minutos cada. 

A atividade convida a uma vivência no imaginário dos quintais, com músicas autorais que exploram a sonoridade pernambucana incluindo ritmos como Xote, Baião e Forró, além de bichos e brincadeiras.

Oficina “Experimentação têxtil – escrita com bordado”:

A oficina, no dia 20 de agosto (quarta-feira), às 14h, tem como objetivo criar um resgate de memórias, afetos e vivências por meio da conexão entre poesia e bordado. A atividade dialoga com a exposição “Conexões Viscerais”, em cartaz na CAIXA Cultural Recife, e utiliza a escrita criativa e a experimentação com a arte têxtil — especialmente o bordado livre — como ferramentas de mediação entre o coração da cidade, a arte-educação e a arteterapia. São oferecidas 20 vagas, exclusivas para pessoas com mais de 60 anos.

Oficina ‘Recontando Histórias: releituras visuais de revoluções em Pernambuco”:

A oficina é voltada para educadores, artistas iniciantes e interessados em arte, história e política cultural. A atividade será realizada no dia 26 de agosto (terça-feira), às 14h, convida os participantes a revisitar marcos históricos de Pernambuco, como a Revolução Pernambucana (1817), a Confederação do Equador (1824) e a Revolta Praieira (1848) — por meio de intervenções artísticas sobre imagens históricas. Serão utilizadas técnicas de colagem, pintura, desenho, escrita e costura, entre outras. Classificação indicativa de 16 anos.

Oficina “Criações coreográficas”:

No dia 29 de agosto (sexta-feira), às 14h, os participantes da oficina “Criações coreográficas” terão uma introdução aos fundamentos do Labanotation, explorando sua aplicação na criação coreográfica contemporânea. Destinada ao público a partir de 18 anos, a atividade apresenta o sistema criado pelo coreógrafo e teórico austro-húngaro Rudolf Laban para o registro e análise de movimentos corporais, especialmente na dança. Serão oferecidas 20 vagas, com inscrições gratuitas. Classificação indicativa de 18 anos.

Oficina “Construção de Mamulengo”:

Na oficina “Construção de Mamulengo”, os participantes terão uma experiência artística e criativa, aprendendo a construir e manipular mamulengos (bonecos de luva). Serão abordadas as origens e a importância dos mamulengos no teatro de bonecos popular, explorando suas funções sociais, educativas e artísticas. A oficina será ministrada por Luan Lucas Leite, bonequeiro e arte-educador formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Os encontros acontecem nos dias 30 e 31 (sábado e domingo), das 13h às 18h, com classificação indicativa de 12 anos. Ao final, cada participante produzirá um mamulengo e poderá apresentar pequenas cenas com seu personagem.

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é uma iniciativa da CAIXA que visa aproximar a programação cultural do público. Com diversas ações, desde experiências de visitação para escolas e instituições sociais até oficinas, cursos e projetos de arte-educação para diferentes públicos, o programa busca promover o acesso à cultura de forma inclusiva e educativa.

As ações educativas desenvolvidas recuperam e atualizam uma longa história, que celebra 45 anos, desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife, em 2025.

​Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país, com unidades também em São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Em 2025, a CAIXA vai inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA). Nessa comemoração, a CAIXA convida todos os públicos a “culturar”; isto é, a viver a cultura como ação, celebrando juntos uma trajetória de mais de quatro décadas.

SERVIÇO: 
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Inscrições gratuitasSite da CAIXA Cultural
InformaçõesSite da CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalrecife

Acesso para pessoas com deficiência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here