Na Paraíba, houve confronto entre manifestantes e a Polícia Rodoviária Federal
Nelson Bortolin
Caminhoneiros autônomos fizeram paralisações isoladas no País na manhã desta quarta-feira (4). A reportagem apurou que a maior parte dos bloqueios temporários ocorreu em Pernambuco: na cidade de Goiana, no Posto Fiscal Xexéu, em Jaboatão dos Guararapes e no Porto de Suape. Também houve bloqueio na Dutra, na cidade de Barra Mansa (RJ).
No trevo de João Pessoa (PB), os caminhoneiros iniciaram manifestação no início da madrugada, mas teriam sido “brutalmente dispersados” pela Polícia Rodoviária Federal a uma da manhã. “Tomaram nosso material brutalmente e rasgaram”, disse o presidente do sindicato da categoria, Marcos Antonio. Veja reportagem da TV Arapuan.
Em São José dos Pinhais (PR), segundo o sindicato dos autônomos, o Sinditac, a PRF impediu a entrada dos caminhões num posto onde eles participariam da paralisação.
O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos (Sindicam) de Londrina, Carlos Roberto Dellarosa, diz que não há paralisação na região. “Estamos à disposição dos caminhoneiros”, afirmou.
Segundo ele, não dá mais para a categoria confiar no governo federal e esperar que algum benefício saia das negociações que vêm sendo realizadas desde o ano passado. “Esse governo só nos enrolou até agora.”
Nesta quarta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) julgaria a constitucionalidade da lei que instituiu os pisos mínimos de frete, que não está sendo cumprida. Mas o tribunal adiou o julgamento por tempo indeterminado.
Além da tabela de frete, a categoria quer o Ciot (Código Identificador da Operação do Transporte) para Todos. “A sobrevivência dos caminhoneiros depende dessas medidas. Do contrário vamos quebrar até o final do ano”, afirmou Dellarosa.
COOPERATIVAS – Parte da categoria está entendendo que a solução para o caminhoneiro é o cooperativismo. E, na última sexta-feira, fundou em Brasília a Federação das Cooperativas dos Transportadores Autônomos de Carga (Fecootac), reunindo 30 cooperativas. A entidade é comandada pelo presidente do sindicato dos autônomos de Ijuí (Sindijuí-RS), Carlos Alberto Dhamer, o Litt.
Fonte: Revista Carga Pesada