“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: A ignorância da guerra

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Por Oscar D’Ambrosio

Não há dúvidas que qualquer conflito armado nunca tem sentido, mas poucas obras cinematográficas conseguem ilustrar isso tão bem como “Donbass”, película ucraniana de Sergei Loznitsa. A ação se passa na região homônima ao título, entre a Ucrânia e a Rússia, repleta de conflitos.

A proposta do diretor é justamente mostrar uma série de agressões das mais variadas naturezas, sendo a mais impressionante a de um senhor chamado de fascista que é colocado em exibição junto a um ponto de ônibus, onde recebe as mais diversas agressões, desde as físicas às morais, numa aula de violência e intolerância.

Temos também o jornalista alemão que tem a vida ameaçada pelo fato de ser do país que apoiou o nazismo ou a mulher que ganha a vida se prostituindo para alimentar a família, mas cuja mãe a rejeita. São histórias plenas de dor com milícias fardadas e fortemente armadas das mais diferentes tendências.

A pungência de cada cena aponta para uma grande desesperança. No final, os atores que estavam no início do filme são todos covardemente assassinados e a narrativa aponta, numa cena magistral, como já existe toda a preocupação da polícia local de iniciar a investigação praticamente como se fosse um espetáculo. O ciclo vicioso da violência não termina.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here