CESAR School oferece qualificação para quem busca se preparar
Um levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que o setor de Tecnologia da Informação (TI), que registrou um crescimento expressivo durante o período da pandemia da Covid-19, deverá lidar com uma alta demanda por profissionais qualificados durante os próximos dois anos. Até 2024, a expectativa é que cerca de 420 mil vagas sejam abertas. No Recife, o Porto Digital, por exemplo, tem cerca de duas mil vagas em aberto. No entanto, apesar do grande número de oportunidades, a área ainda sofre com a falta de profissionais aptos para exercer as funções.
No setor, algumas áreas se destacam como apostas para os próximos anos. De acordo com o Diretor Executivo da CESAR School, Felipe Furtado, quem deseja ingressar no mercado de tecnologia deve ficar atento a alguns segmentos. Um deles é o de Big Data e Ciência de Dados, considerado o novo petróleo do mundo. Por meio dele, é possível entender padrões de comportamento que costumam ser imperceptíveis, mas que são essenciais para a maioria dos negócios.
“Os profissionais que estudarem sobre o tema irão entender como os dados influenciam no processo decisório das organizações, como contextualizar ciência de dados e como identificar os tipos de problemas que podem ser resolvidos”, explicou Furtado.
Outro destaque é o estudo de Machine Learning, que possibilita a compreensão de como as máquinas e os computadores aprendem. Os profissionais que se especializarem na área estarão aptos a identificar os usos cotidianos da Inteligência Artificial, além de diferenciar as principais técnicas associadas às suas aplicações e empregar os conceitos de IA na compreensão do cenário global atual. Também será possível identificar oportunidades de implementação no contexto profissional e entender os aspectos éticos da aplicação de IA.
Já a Blockchain, tecnologia que registra as transações e o rastreamento de ativos, vem se expandindo com o crescimento da economia digital. O sistema de base de dados funciona de maneira distribuída e é alimentado por diversos computadores que verificam as informações. O estudo sobre Blockchain explica cada componente que integra esta tecnologia revolucionária e deve ganhar destaque ainda mais no próximo ano.
A IoT, Internet of Things ou Internet das Coisas, é outro segmento que se destaca dentro do setor de TI. “O estudo sobre IoT discute sobre coisas e dispositivos do nosso dia a dia que estão na Internet, trocando informações e criando novas experiências e cenários e, às vezes, a gente nem percebe”, explica o Diretor Executivo da CESAR School.
A Computação em Nuvem, que possibilita, por exemplo, o uso de buscadores ou sites de streaming por milhares de pessoas ao mesmo tempo, também deverá avançar significativamente no próximo ano. ”Para 2022 certamente haverá muita demanda para os profissionais capazes de planejar a adoção de Computação em Nuvem em empresas e negócios de diferentes segmentos”, destacou Furtado.
Segmentos como 5G e Cyber Segurança também integram a lista dos que deverão se destacar nos próximos anos. Para quem deseja se preparar para as oportunidades em aberto, Felipe Furtado ressalta que, além do conhecimento técnico, os profissionais também devem aprender sobre áreas como liderança, gestão de pessoas, resiliência, inteligência emocional, entre outras.
No Recife, a CESAR School se destaca como referência para a formação de quem deseja ingressar no mercado de trabalho por meio da tecnologia da informação e comunicação. Criada em 2006, a escola de liderança e inovação busca formar profissionais que sejam capazes de transformar os ambientes e as empresas nas quais atuam, além de fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade.