Confira dicas essenciais do consultor empresarial, Marcelo Viana, para melhorar a comunicação no ambiente dos negócios
A comunicação eficaz é capaz de transformar a atitudes das pessoas. Uma comunicação eficaz é aquela que atinge objetivos, que com clareza utiliza os diferentes meios existentes. Como o empreendedor pode melhorar no processo de se comunicar?
Confira agora, cinco dicas para você aprimorar essa habilidade, listadas pelo consultor empresarial da T4 consultoria, Marcelo Viana:
Empreendedor e Comunicação – Atitudes essenciais
Atenção no discurso: preste atenção na forma como o outro se comunica com você. Isso parece um pouco estranho, mas, prestar atenção em como o seu interlocutor fala e tentar falar de maneira adequada, é uma grande forma de começar uma conversa.
Não é não!: entendemos que, algumas vezes, ouvir uma crítica negativa não é uma das melhores sensações, mas, em muitos casos, a pessoa só está querendo tirar o seu melhor. Se for necessário, marque outra reunião e tente usar uma outra estratégia para transformar esse não em um sim.
Não seja um robô: as pessoas percebem quando você está falando algo que foi decorado ou programado, fique atento. Procure falar com naturalidade (mesmo se for algo que você leu), e coloque um pouco de sentimento em sua fala.
Equilíbrio na fala: não assuste o interlocutor! Ter equilíbrio na fala durante uma conversa é muito importante. Claro, você não pode ser frio, mas também, não pode assustar o cliente com excesso de entusiasmo na conversa. Em muitos casos, o interlocutor vai achar que você está fingindo ser uma pessoa que você não é. Fale das suas qualidades, porém, não é necessário exagerar nos adjetivos.
Converse olhando nos olhos: conversar com alguém olhando nos olhos é uma forma de mostrar que você é confiável. Mantenha o olhar focado no interlocutor e ele entenderá que você é uma pessoa de credibilidade.
Quais os efeitos da boa comunicação em um negócio?
Assertividade – Um dos problemas mais recorrentes no mundo dos negócios é decorrente da falha na comunicação. Ao corrigir esse problema, consequentemente a assertividade passa a fazer parte dos processos do negócio, influenciando na melhoria dos resultados;
Propõe engajamento – Quando o processo de comunicação é eficaz, e equipe tende a se sentir mais satisfeita, isso porque a clara comunicação transmite transparência, objetividade e espírito de cooperação;
Menos conflitos – Sem as falhas na comunicação que podem gerar mal entendidos, obviamente o resultado é a diminuição dos conflitos;
Ajuda a melhorar o clima organizacional – A transparência presente na comunicação clara reflete também melhorando o clima organizacional, o que se relaciona com o item anterior.
Feedbacks realmente são importantes para a boa comunicação?
Viana acredita que a comunicação precisa sempre ser aperfeiçoada e, que por isso, a cultura de feedbacks é tão essencial. Como assegurar que a mensagem foi transmitida da melhor maneira ou que o resultado gerado foi o esperado? Apenas os feedbacks ajudam nisso.
“No momento do feedback após uma mensagem ter sido repassada é importante que todos tirem as dúvidas quanto ao que ouviram, e a partir disso, o interlocutor consegue ter uma noção sobre se a mensagem repassada foi assertiva ou não”, explica o consultor.
Saiba para quem vai comunicar
Conhecer o receptor é fundamental. Para quem a mensagem será repassada? Como é a pessoa ou quais são as pessoas com quem se pretende estabelecer uma comunicação? A escolha das palavras, o tom da voz, lugar em que será repassada a mensagem, dentre outras questões, são fundamentais ao se pensar na boa comunicação.
É preciso pensar em quem vai receber a mensagem, em todas as suas particularidades, comportamento, cultura… É um processo complexo? De certa forma sim, mas se comunicar bem requer esses importantes detalhes.