
Evento acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, e até o momento, já conta com nove palestrantes estrangeiros
Nos dias 14 e 15 de novembro, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, zona sul do Recife, acontece o evento científico Diabetes & Metabolism Pernambuco in Debate 2025, mais uma edição deste encontro que integra o calendário da endocrinologia brasileira no segundo semestre, com o objetivo de promover a atualização em temas relacionados ao diabetes e às doenças metabólicas, além de incentivar a pesquisa através das sessões de trabalhos científicos. Este é o evento mais internacional da endocrinologista brasileira, contando com nove convidados estrangeiros.
O Diabetes Pernambuco é uma iniciativa da Unidade de Endocrinologia e Diabetes do Hospital Agamenon Magalhães (UED-HAM) e da Unidade de Cardiologia do hospital, da ASPED, da Secretaria de Saúde do Estado e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE), com o apoio do CNPq, CAPES, IMIP e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC PE).
A coordenação geral é do endocrinologista Francisco Bandeira, Professor Livre-Docente e Regente da Disciplina de Endocrinologia da FCM/UPE e coordenador da UED-HAM, e conta na comissão organizadora com os endocrinologistas Fabio Moura, Érico Higino de Carvalho e Leonardo Bandeira.
O evento acontece anualmente e já teve a parceria com a American Association of Clinical Endocrinologists – AACE, reunindo participantes de todo o Brasil e convidados estrangeiros.
Os nove palestrantes estrangeiros são vinculados a destacados hospitais, centros de pesquisas e universidades dos Estados Unidos, sendo seis deles da renomada Mayo Clinic, havendo abordagem de temas ligados ao diabetes, obesidade, tireoide, osteometabolismo, riscos cardiovasculares, entre outros.
Ambika Ashraf é professora da University of Alabama (EUA); Daniel Hurley é professor da Mayo Clinic em Rochester (EUA); Hossein Gharib atua na Mayo Clinic de Rochester (EUA); a professora Jewel Kling é da Mayo Clinic em Scottsdale (EUA); o professor John Bilezikian é professor emérito da Columbia University (New York, EUA); a professora Kymberly Watt é vinculada à Mayo Clinic de Rochester (EUA); o professor Marconi Abreu é da University of Texas (EUA); A professora Stephanie Faubion atua na Mayo Clinic de Jacksonville (EUA) e a professora Susan L. Samson atua na Mayo Clinic de Jacksonville (EUA).
O programa completo está no site https://diabetespernambuco.org.br/ onde as inscrições podem ser feitas.







