Dentre muitos filmes que podem ser inspiradores para os empreendedores, gosto muito do Estrelas Além do Tempo, aliás, se nunca assistiu, fica essa dica especial para retirar importantes aprendizados, para a vida no geral e, claro, para a atuação no mundo dos negócios.
Esse filme é inspirado no livro Hidden Figures. Resumindo a história, narra a trajetória de três mulheres negras na década de 1960, que trabalhavam no centro de matemática da NASA. Essas três mulheres (Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson) têm em comum a motivação de ajudar os Estados Unidos na corrida espacial contra a Rússia e elas se mostram determinadas a superarem quaisquer obstáculos que surgirem no caminho.
Mesmo sendo um filme de 2017, a ideia deste artigo não é dar nenhum spoiler, realmente quero que depois de ler, se ainda não viu o filme, veja-o. O que pretendo é trazer importantes reflexões sobre aprendizados sobre gestão que podem ser tirados do filme e o que pode ser inspirador para os empreendedores.
7 valiosos aprendizados sobre gestão do filme ‘Estrelas Além do Tempo’
- Seja visionário – Nós achamos que hoje vivemos em um mundo incerto, não é? Mas vamos nos imaginar na década de 1960, vivendo sob a tensão de uma iminente guerra nuclear. Chega à NASA, um computador da IBM, uma máquina com aparência colossal, que ocupa uma sala inteira e que tem como intuito tornar os cálculos mais fáceis. Dorothy Vaughan teve um insight ‘precisava aprender sobre programação ou o trabalho de suas companheiras e o dela se tornaria obsoleto em pouco tempo’. Foi isso o que fez, e depois, ensinou às outras mulheres que faziam parte de sua equipe. As coisas acontecem de maneira ordenada, mesmo que a gente não tenha essa sensação. Antes da tempestade sempre temos os avisos, e não podemos ignorá-los. É preciso sempre se atualizar sobre o futuro, sobre as tendências, e procurar se preparar para lidar com o que está para acontecer. Exercite a sua visão!
- Saiba tomar decisões – E geralmente é necessário tomá-las diante de uma pressão. Havia no filme um banheiro específico para mulheres negras, que se localizava em outro prédio do complexo da NASA, ficava a 800 metros. Certo dia Katherine Johnson contou sobre esse obstáculo ao seu trabalho para o líder do projeto, Al Harrison. O que ele fez? Destruiu a placa do banheiro em que estava escrito ‘colored women’. Quando alguém da sua equipe está passando por um problema, o que você faz? Você espera que se resolva sozinho ou toma uma atitude para resolver a situação? Você pensa como um líder à parte da equipe, ou como alguém junto à equipe para ajudar no que for preciso? Saiba tomar decisões, sobretudo, tenha a empatia para também tomar decisões em prol da valorização dos colaboradores, quando for necessário.
- Trabalhe sempre a comunicação clara – Muito tempo pode ser poupado quando toda a equipe está ciente dos processos e está junta trabalhando na resolução dos problemas. No filme, era mostrado que as reuniões eram realizadas separadamente, e isso no fim das contas, levava à perda de tempo e a informações desencontradas. A informação repassada claramente à equipe poupa tempo e ajuda no progresso do negócio.
- Esteja no objetivo antes de estar – É claro que aqui preciso explicar que isso não tem a ver com precipitação ou ansiedade, estar no objetivo antes de estar tem a ver com a crença no negócio, a partir do estudo da realidade. Não vai ser fácil, vão surgir vários obstáculos, mas se você tem plena consciência da realidade e do que precisará fazer para chegar até ela, você pode e deve estar no objetivo antes de alcançá-lo. Você pode viver a realidade futura no presente. O empreendedor precisa ter visão, lembra do primeiro tópico?
- Dar apoio ao outro é uma maneira de se apoiar – Uma parte que considero muito importante no trabalho que faço é o desenvolvimento organizacional. Essa hierarquização em um negócio até pode existir, mas não como uma maneira de separar áreas entre as mais e menos importantes, uma empresa é o TODO. Como já foi mencionado, quando Dorothy Vaughan começa a aprender a programar, ela não guarda aquele conhecimento para si, compartilha-o. Quando você compartilha algo que sabe, está fortalecendo a equipe e uma equipe que se sente plena, também faz com que o líder sinta o mesmo.
- Tenha claro quais são os seus propósitos – Esse é mais um dos muitos aprendizados sobre gestão. Você sabe por que você quer empreender? Sabe por que está empreendendo? Essas três mulheres cientistas, queriam ajudar as pessoas, e para isso, enfrentaram todos os preconceitos, colocando a paixão acima de qualquer obstáculo. Você tem paixão por aquilo que faz? Posso te ajudar a pensar melhor – Você viveria plenamente sem fazer o que faz
- Você não deve desistir no primeiro desafio – Aliás, você não deve desistir diante de nenhum dos muitos desafios. Quantos obstáculos essas mulheres enfrentaram? Preconceitos, chegada da tecnologia que pretendia tornar o trabalho delas, que era realizado quase que manualmente com a ajuda da calculadora, obsoleto. Katherine Johnson, que levava 40 minutos até chegar ao banheiro feminino, não desistiu do amor à ciência, e era um desafio muito duro o de transpor os preconceitos tão enraizados na cultura de seu país.
Dentre os principais aprendizados sobre gestão nesse filme, trago a reflexão sobre como agir diante das mudanças e das constantes inovações no mercado. Sim, em muitos momentos o empreendedor pode se sentir intimidado ou achar que será engolido na primeira onda negativa que surgir.
É preciso aprender com as mudanças que acontecem o tempo todo, retirar lições, inspiração, alternativas e oportunidades. Apesar de todos os percalços, não se pode perder o foco. Essa paixão precisa ser constantemente alimentada.
|