A artista que conhece os limites, e que entrou para o Guinness World Records após interpretar o forró por mais de 50 horas seguidas, comemora 30 anos de carreira com show no Bairro do Recife, novo álbum, e o clipe “Não É Não”.
Defensora da cultura brasileira, especialmente a nordestina e a pernambucana, e bastiã do forró. Esta poderia ser uma síntese da carreira de três décadas da cantora Cylene Araújo. Irrequieta por natureza, porém, ela não se limita aos rótulos. Também compositora, radialista, escritora e pesquisadora musical de ritmos folclóricos, em mais da metade de sua trajetória artística desenvolve trabalhos exclusivos para o ciclo carnavalesco. Neste ano especial de aniversário, lança seu 32º álbum e o videoclipe Não É Não, cuja música se opõe ao assédio sexual. A celebração acontece, nesta quinta-feira (20), às 16h20, durante a prévia do bloco Nem com uma Flor, que se concentra, a partir das 15h, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, área portuária da capital.
A agenda da cantora entra pelo tríduo momesco com apresentações no sábado (22), no bairro de Arthur Lundgren 1 (Paulista), a partir das 19h; no domingo (23), no município de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul pernambucana), às 20h; e na segunda-feira (24), no bairro de Nova Descoberta (Zona Norte do Recife), às 21h20.
A versatilidade é a marca de Cylene Araújo. Com uma performance à altura dos artistas expoentes do gênero, no palco a cantora reverencia a tradição do forró, do frevo, da ciranda e do maracatu com uma roupagem moderna, mas sempre respeitosa à grandiosidade dessas manifestações. Sua autenticidade a fez percorrer o mundo em 18 turnês levando a bandeira da cultura nordestina. No ano 2000, deu ênfase à importância do forró no cenário cultural mundial ao interpretar o ritmo por mais de 50 horas ininterruptas, feito que passou a figurar no Guinness World Records (o famoso livro dos recordes), experiência descrita em O Maior Forró do Mundo: A História do Supershow de 50 Horas, um de seus seis livros publicados.
Artista de seu tempo, Cylene Araújo está sempre conectada com os recursos inovadores de sua arte e com os temas mais relevantes contemporâneos. Desde 2018 é possível ouvir toda sua discografia na plataforma digital musical Spotify. No palco, canta, veste-se e dança de acordo com o que há de mais atual em termos de performance musical. Como compositora, demonstra atenção e sensibilidade frente aos temas mais relevantes. É de sua autoria, ao lado de Charles Xavier, a marchinha carnavalesca Não É Não, tema do clipe que lança nesta quinta-feira: “Não é não, não é não/ entenda que não é não./ Não quero beijo na boca, não quero amarração/ Sou livre leve e solta pra decidir sim ou não”. Uma canção que trata de um assunto sério, contudo, sem perder o bom humor.
Fundado há 19 anos, o bloco Nem com uma Flor leva às ruas sua mensagem contra a violência que atinge as mulheres. Este ano, a festa tem início, nesta quinta-feira, às 15h, na Praça do Arsenal da Marinha. Participam as cantoras Gretchen (estrela da campanha Manual de como Não Ser Babaca no Carnaval, patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Recife), Cylene Araújo e Gabi da Pele Preta, além da Orquestra 100% Mulher e do maracatu Baque Mulher.
Confira o videoclipe Não É Não, no link: