De aluno a professor: A história de quem voltou para ensinar onde tudo começou

0

Em alusão ao Dia dos Professores, trajetória do docente Crístenes Melo é marcada pelo retorno às próprias origens

O dia 15 de outubro, Dia do Professor, reforça a importância de quem escolhe educar e ajudar sonhos a se tornarem realidade. Ser professor ou professora é, para muitos, um plano de vida, um dom ou um caminho construído pelas oportunidades e pelos encontros que a vida oferece. As histórias de quem ensina, tocam a alma, revelando dedicação, amor e, muitas vezes, renúncias.

A trajetória do professor Crístenes Melo, atual coordenador dos cursos da área da saúde do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), é um exemplo disso. Sua história é marcada pelo retorno às próprias origens. O início de sua caminhada profissional foi cercado de dúvidas. Apaixonado por esportes desde a infância, praticou futsal, natação e judô. Durante o ensino médio, chegou a se dividir entre a área da saúde e o interesse pela tecnologia. No entanto, foi por meio de uma bolsa de estudos concedida pela UNIFG, que sua trajetória começou a tomar forma e definiu sua carreira.

“A oportunidade de estudar na UNIFG, por meio de uma bolsa, foi o ponto de virada. Decidi seguir pela área da saúde e, nesse caminho, acabei descobrindo o fascinante mundo da Nutrição. Foi uma descoberta gradual, que cresceu junto com minha vivência acadêmica”, conta.

Crístenes destaca que a oportunidade, o reconhecimento e a acessibilidade foram três motivos principais que o fizeram escolher a instituição. “A instituição me acolheu e me proporcionou as condições ideais para trilhar minha jornada profissional”, relembra com gratidão.

Da sala de aula o jovem docente lembra de forma marcante das aulas práticas, quando estudante, mas naquele período nem imaginava que estaria do outro lado da sala no futuro. “Lembro com carinho dos laboratórios super estruturados, que despertavam em mim o sentimento de estar realmente vivendo a profissão. Foi ali que percebi que estava no caminho certo. Nunca passou pela minha cabeça, mas, ao longo do curso, percebi que gostava de ajudar meus colegas, especialmente nas revisões para as provas. Participei de várias monitorias e muitos diziam que eu tinha ‘jeito para ensinar’. Acho que, com o tempo, essa paixão por compartilhar conhecimento foi crescendo dentro de mim e me levou naturalmente à docência”.

Após finalizar o curso de graduação em Nutrição, Crístenes recebeu uma oportunidade para ser preceptor de estágio, fruto de resultado das recomendações de professores que acreditaram em seu potencial. “Foi um momento de imensa alegria e gratidão”, recorda.

Mas mudar de lado foi um desafio para ele e ensinar na mesma instituição onde era aluno, gerou em Crístenes um forte sentimento de pertencimento e responsabilidade. “É incrível perceber que hoje posso contribuir com as melhorias acadêmicas de um lugar que faz parte da minha própria história”.

Ao olhar para trás, o professor lembra com carinho dos docentes que marcaram sua formação e inspiraram sua vida. “Tive professores extraordinários, mas alguns em especial me marcaram profundamente. Eles me incentivaram a olhar para além da graduação, a investir na carreira científica e a construir um currículo sólido. Foram verdadeiros exemplos de dedicação e paixão pelo ensino”, conta.

Se pudesse voltar no tempo e conversar com ele mesmo no primeiro dia de aula, Crístenes diz que daria um conselho simples, mas poderoso. “Não desista! Cada hora de estudo e cada desafio vão valer a pena. Acredite no processo, porque tudo que você sonha hoje pode se tornar realidade”.

Hoje, como coordenador acadêmico, Crístenes faz questão de compartilhar sua trajetória com os alunos, como forma de inspiração e motivação. “Conto minha história, sim, sempre com muito entusiasmo e brilho nos olhos. Gosto de mostrar que, com esforço e persistência, tudo é possível. Muitos alunos se identificam com minha trajetória e se sentem inspirados a seguir firmes em seus próprios caminhos”, concluí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here