Missas, culto e palestra espírita reúnem os visitantes em torno de celebrações religiosas durante todo o dia de hoje
A movimentação de visitantes no Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, começou logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (2), em que as pessoas dedicam o dia para homenagear e relembrar os entes queridos falecidos. Para o Grupo Morada, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas circulem pelo local até o fim do dia de hoje. No Morada da Paz, a data já é tradicionalmente conhecida como Dia da Lembrança, para trazer à tona a ideia de ressignificação do luto e remeter à essência do dia, que é abrir espaço para a saudade.
Para a psicóloga do luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, é um dia em que as boas lembranças e a saudade se encontram também com momentos de tristeza e dor pela perda. “O importante é abrir espaço para validar os sentimentos que surgirem e se permitir ressignificar a dor e a saudade, vivenciando cada sensação como for necessário. O próprio movimento de vir ao cemitério, de dedicar flores, encontrar familiares e prestar homenagens já ajuda a tornar essa vivência do luto mais palpável, mais leve e concreta”, detalha.
Além de homenagear com flores e visitar o local de sepultamento dos entes queridos, os visitantes estão assistindo a uma programação religiosa especial, que teve início às 9h e segue até às 16h, no Espaço Ecumênico. A primeira missa foi celebrada pelo padre André Canuto, vigário da Paróquia de São Francisco, em Vila Torres Galvão. “Hoje é um dia muito importante porque celebramos a memória dos entes queridos que se foram, na certeza de que vamos fazer o mesmo caminho e assim celebramos a nossa fé em Jesus ressuscitado”, declarou o padre.
Entre os visitantes, estava a administradora Ana Cláudia Severo, acompanhada das irmãs, que foram visitar o jazigo da mãe, vítima da Covid-19, no ano passado. De acordo com ela, a mãe sempre teve o hábito de visitar os jazigos dos entes queridos e hoje as filhas estão fazendo o mesmo. “Nossa mãe passou para nós a importância de homenagear os que já se foram. Sempre que pudemos viemos aqui visitar o jazigo dela, não só na data de hoje. Esse é um momento de estarmos mais junto dela”, falou emocionada.
As celebrações seguiram com um culto, às 11h, seguido de uma palestra espírita às 14h. Por último, às 16h, haverá a segunda missa do dia. A programação completa pode ser conferida no site www.diadalembranca.com.br.
Além das homenagens e orações prestadas durante as visitas presenciais, o Morada reforça a possibilidade de enviar preces, mensagens e flores aos entes queridos já falecidos na plataforma Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br), de forma on-line e segura. Entre as funções disponíveis, é possível acender a vela virtual, deixar preces e solicitar o envio de flores ao jazigo, além de postagens das lembranças.
O espaço on-line é ativado automaticamente durante cada atendimento funerário. Para orientar sobre a localização dos jazigos junto aos visitantes, equipes do Morada da Paz realizam atendimento externo no próprio cemitério, auxiliando as famílias durante todo o dia.