Data é celebrada neste domingo (20). A biomedicina é uma das profissões que mais oferecem especializações e está presente na vida de todos do dia a dia até às descobertas científicas
Considerada uma das profissões mais abrangentes da área da saúde, a biomedicina promove ciência e bem-estar para a população em geral. Os biomédicos são os profissionais responsáveis por realizarem o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ecoepidemiológicos e ambientais através de análises físico-químicas e a nível celular. O dia do biomédico é celebrado neste domingo, 20 de novembro.
O campo de atuação deste profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunológica, Psicobiologia, dentre outras. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições que possam ser dadas pela área da Saúde em cada campo. Durante o período da pandemia por Covid-19 os biomédicos têm sido fundamentais no combate ao coronavírus, atuando na linha de frente com desenvolvimento de vacinas e também nas pesquisas. A biomedicina mostra-se uma das profissões mais versáteis.
Fundado em 1969, o Conselho Federal de Biomedicina coordena e representa a profissão e se distribui nas cinco regiões do país. O Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região representa o Nordeste e está sediado no Recife (PE). De acordo com o biomédico presidente do CRBM da 2ª Região, Dr. Djair Lima, a biomedicina está em alta e a necessidade por novas metodologias de diagnóstico fez aumentar a busca por profissionais biomédicos, sobretudo com o surgimento e surto de novas doenças.
”O biomédico tem ganhado destaque em muitas áreas, como no diagnóstico, da divulgação científica, na informação para a população, nos dados epidemiológicos. E por conta da pandemia, esse profissional mostrou que ele se faz muito necessário no âmbito da saúde”, afirma.
Ainda de acordo com o Dr. Djair Lima, pelo fato de a profissão ser bastante diversificada e oferecer 35 habilitações regulamentadas pelo CRBM, o profissional de biomedicina tem muitas oportunidades de trabalho, devido ao extenso mercado de atuação. Ele destaca os principais desafios da profissão.
“O grande desafio desse profissional é sempre a procura de novas habilidades. O biomédico necessita ser multifacetado. São os desafios que qualquer bom profissional que quer se destacar enfrenta: versatilidade, inovação e aperfeiçoamento. Como a biomedicina tem muitas atribuições, a carreira sempre se apresentará recheada de grandes oportunidades, porém, além do diploma, o bacharel em Biomedicina precisará se atualizar sempre, buscando a proatividade”, enfatiza o biomédico.
O futuro da biomedicina
Com os avanços da profissão, acredita-se que, no futuro, a biomedicina conseguirá prever doenças em um paciente. Por exemplo, pessoas com queimaduras ou feridas abertas conseguirão ser cuidadas com um medicamento feito com base em suas próprias células em lugar do enxerto tradicional. Isso é viável com terapias celulares, que também facilitam o caminho para que um transplante de medula óssea seja feito com as células do próprio paciente purificadas em laboratório.