“A DISCUSSÃO PRINCIPAL É A MISSÃO DA UNIVERSIDADE. A UNIVERSIDADE BRASILEIRA FOI CRIADA NO MODELO QUE PRIVILEGIOU FACULDADES, PORTANTO, FRAGMENTAÇÃO. PRECISAMOS DE MAIS UNIÃO NAS INSTITUIÇÕES ENCARREGADAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”, DESTACOU O PALESTRANTE
Discutir maneiras de garantir uma universidade para todos foi o foco da conferência “Universidade pública sem deixar ninguém pra trás”, ministrada pelo professor e ex-reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, na manhã desta segunda-feira (11), durante a abertura da VI Semana de Planejamento e Formação Pedagógica, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife da Universidade.
“A discussão principal é a missão da universidade. A universidade brasileira foi criada no modelo que privilegiou faculdades, portanto, fragmentação. Precisamos de mais união nas instituições encarregadas da educação superior. Boa parte dos problemas, inclusive políticos, do Brasil, é a falta desse acesso à questão civilizatória da nossa responsabilidade na educação, para que as pessoas tenham compromisso com a construção de um futuro mais justo e solidário”, explicou o palestrante. Ele foi introduzido pela professora emérita da UFPE, Silke Weber, que destacou a relevância do objetivo da conferência.
“A importância desse tema é enorme, tendo em vista as ideias que estão circulando, de que a universidade brasileira é para uma elite, apenas, quando na realidade ela é do povo brasileiro, como instituição que pensa o país e busca contribuir para o seu desenvolvimento”, afirmou a docente. A conferência foi antecedida da mesa de abertura do evento, formada pelo reitor Anísio Brasileiro; a vice-reitora Florisbela Campos; o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Paulo Goes; a pró-reitora para Assuntos Estudantis (Proaes), Ana Cabral; o diretor do CCSA, Jeronymo Libonati; a diretora de Desenvolvimento do Ensino da Proacad, Eleta Freire; e a representante da comissão organizadora da semana, Leidjane Dias.
Antes dos pronunciamentos dos componentes da mesa, o pró-reitor Paulo Goes fez a entrega das homenagens aos cursos de graduação da UFPE com nota máxima no Enade 2015-1017. Ele aproveitou a oportunidade para refletir sobre a formação docente. “O grande desafio é pensar nosso papel de formador. Ou reformamos a nós mesmos ou será difícil formar os nossos alunos. Não há saída para a universidade pública sem uma forte união com a sociedade. Precisamos construir e garantir o futuro, formando não só bons profissionais, mas também seres autônomos e dispostos a construir uma sociedade equânime”, afirmou.
O reitor Anísio Brasileiro enfatizou a importância das discussões vividas durante a semana para a adaptação do ensino universitário às mudanças constantes no ensino e no trabalho. “As metodologias de ensino e aprendizagem precisam ser modernizadas para que nossos alunos possam estar preparados para o mundo do trabalho, que vive em permanente transformação”, afirmou.
SEMANA – Desta segunda-feira (11) até o dia 13 deste mês, a programação da VI Semana de Formação Pedagógica acontece no Campus Recife, com a realização de minicursos, mesas-redondas e oficinas. A programação completa pode ser conferida no site da Proacad . Os dias 14 e 15 deste mês serão reservados às atividades específicas dos centros acadêmicos no Recife, em Caruaru e em Vitória.
Promovida pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da Universidade (Proacad), a Semana de Planejamento e Formação Pedagógica é um evento anual realizado em parceria com o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), demais pró-reitorias e Centros Acadêmicos da Universidade. A iniciativa é uma importante oportunidade de planejamento e reflexão coletiva. A ideia é contribuir para uma maior articulação pedagógica na UFPE.
Mais informações
Diretoria de Desenvolvimento do Ensino – Proacad
(81) 2126.7016/7019/ 8109
semanadeformacaopedagogica@gmail.com