Dona Glorinha do Coco lança o seu segundo CD no dia 28

0

O CD Noite Linda foi gravado com apoio do Prêmio das Culturas Populares, edição Leandro Gomes de Barros, do extinto Ministério da Cultura, prêmio este que beneficiou mestres dos saberes em todo território nacional

Aos 84 anos, Dona Glorinha do Coco lança seu segundo CD, o Noite Linda, no próximo dia 28, a partir das 20h, na comunidade do Amaro Branco, em Olinda, em frente à casa da artista. Aberto ao público, o evento acontece em meio à 12ª Sambada Junina. Na ocasião, a coquista também relança o primeiro CD, intitulado Dona Glorinha do Coco, com incentivo do Funcultura de Pernambuco. A festa de lançamento conta ainda com a presença de vários grupos, mestres e mestras do coco, a exemplo de Cila do Coco, Coco do Amaro Branco, Coco do Pneu, Coco das Estrelas, A Cocada, Viola Luz e Forró do mestre Ulisses da Tabajara.

O CD Noite Linda foi gravado com apoio do Prêmio das Culturas Populares, edição Leandro Gomes de Barros, do extinto Ministério da Cultura, prêmio este que beneficiou mestres dos saberes em todo território nacional. O álbum apresenta nove cocos, a maioria de Dona Glorinha, incluindo o coco carro chefe, que leva o título do CD, Noite Linda, que conta com a participação de Fritz Ribeiro na rabeca, numa interação rítmico/melódica que destaca a faixa dentro do todo, com beleza e simplicidade. As outras oito faixas trabalham a voz e a percussão, explorando sonoridades através de efeitos percussivos, acrescentando à base formada por bombo, pandeiro e ganzá. Oitenta Anos, Ouro e Prata/Canoeiro, Mira Me Disse, Mulé Carrega o Menino, Meu Balão, São João, Na Virada e Despedida, compõem o restante da compilação.

Viola Luz, que faz a direção musical do projeto ao lado de Isa Melo, é o responsável pela gravação das percussões, dividindo-as com Rinaldo Aquino, numa soma de experiências acumuladas ao longo de muitos anos pelos dois músicos e também mestres da cultura popular. Os vocais ficam a cargo de Isa, Chris Nolasco, Paty Lee, Andreza Karla e Ione Silva. O CD foi gravado no Fábrica Estúdios em 2018 e tem Marcílio Moura como técnico de gravação, Pablo Lopes é responsável pela masterização.

A capa de Noite Linda é um grafite da artista Mari Lúcio, por ela pintado no muro da residência de Dona Glorinha, numa expressiva homenagem à mestra, agora transposta para a arte do CD.

PRIMEIRO CD – A segunda tiragem do primeiro álbum, Dona Glorinha do Coco, proporcionada pelo Funcultura, tem exemplares com a capa em Braile para distribuição a instituições que incluam deficientes visuais em suas ações culturais e educativas. Valer destacar, que o primeiro CD esteve entre os finalistas do Prêmio da Música Brasileira 2016, nas categorias Melhor Cantora Regional e Melhor Álbum Regional.

SOBRE DONA GLORINHA DO COCO – Maria da Glória Braz de Almeida, Dona Glorinha do Coco, herdou de seus antepassados o gosto pelo coco de roda, principalmente aquele que se cantava, e se canta ainda hoje, na beira da praia.  Neta de Joana, uma escrava fugida de um engenho, em Catende/PE, no Século XIX, e filha de Maria Belém, mulher fundamental para a história do carnaval de Olinda (Melo, José Ataíde de, Olinda, Carnaval e Povo, 1900-1981, pág. 43-44, Fundação Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda/1982), Dona Glorinha é atualmente a mestra mais velha do Amaro Branco, memória viva da comunidade, guarda histórias singulares acerca dos antigos coquistas da Vila dos Pescadores, onde reside desde que nasceu.

Dando continuidade ao legado deixado por sua mãe, uma das fundadoras do Acorda Povo, folguedo que já contabiliza mais de 60 anos, e que recria de modo folclórico o batismo de Jesus por São João Batista, Dona Glorinha organiza no mês de junho, uma sambada animada e frequentada por todos os moradores do bairro e adjacências, promovendo lazer cultural para aqueles que buscam programação alternativa durante as festas juninas. Essa atividade, a mestra repete há mais de vinte anos, como forma de dar continuidade ao trabalho de sua mãe que faleceu na década de 90.

Em 2006 participou do filme documentário de Mariana Fortes, O Coco, A Roda, O Pneu e O Farol, premiado em sua estreia no Cine PE, em 2007. No filme, Dona Glorinha do Coco, bem como outros coquistas, falam de sua trajetória e da relação do coco com a comunidade.

Recentemente Dona Glorinha do Coco recebeu o Trofeu Diva Pacheco, em Fazenda Nova (07/04/17); Trofeu Acinpe – o Prêmio da Música de Pernambuco (20/04/17), por sua atuação e contribuição à cultura do nosso estado e o Prêmio Ariano Suassuna, do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Em 2015 a mestra se apresentou no Sesc Pompéia, no projeto Prata da Casa, retornando em fevereiro de 2016 como uma das melhores atrações do ano de 2015.

SERVIÇO

O que: Lançamento do CD Noite Linda e relançamento do álbum Dona Glorinha do Coco

Quando: 28/06/2019, a partir das 20h.

Onde: Comunidade do Amaro Branco, na Rua dos Pescadores, 266, Amaro Branco, Olinda

Evento aberto ao público.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here