Reunião virtual ocorreu nesta terça-feira (18) e serviu para aproximar a gestão pública com o empresariado recifense
Certo de que o diálogo entre instituições é essencial para promover o desenvolvimento socioeconômico de um município, o prefeito do Recife João Campos participou de uma reunião online com membros do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Pernambuco), nesta terça-feira (18). O encontro serviu para a troca de experiências e falou sobre os planos e as ações da gestão municipal em diversas áreas. Entre alguns dos temas discutidos estiveram o Plano Recife Vacina; o projeto de triplicação da saída do Recife na BR-232; o Plano de Ajuste Fiscal; a Transformação Digital; Turismo, Educação; Mobilidade; Drenagem; e o programa Embarque Digital, além dos projetos de requalificação urbanística tais como o Parque das Graças e o Cais da Aurora.
João Campos aproveitou para fazer um balanço dos quase 150 dias de gestão, que foi bastante elogiado pelos empresários. Diante do impacto da covid-19 na saúde e na economia, uma das questões feitas ao gestor foi sobre a imunização no Recife. Depois de ser parabenizado pelo Conecta Recife, ferramenta que se popularizou entre os recifenses por ser usada para o agendamento da vacinação, e cujo sistema, criado pela Prefeitura, foi disponibilizado para outras cidades do País, João Campos deu mais detalhes sobre o processo vacinal: “Estamos em um ano de muita incerteza, encarando o maior desafio de todas as gerações vivas. O caminho para superar a pandemia é a vacina. O Plano Nacional de Imunizações (PNI) distribui as responsabilidades para qualquer vacina. O Governo Federal faz a aquisição, distribui para os estados, e os estados entregam aos municípios com as seringas. As prefeituras fazem a aplicação. Na prática, o grande problema hoje do Brasil é a velocidade de aquisição, o Brasil ficou para trás na fila”, relembrou.
O prefeito do Recife mencionou também o Plano de Ajuste Fiscal. Ainda em fevereiro, João Campos anunciou grandes medidas no controle e o corte de despesas internas visando uma economia ao cofre público municipal de R$100 milhões. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas e que estão presentes na administração direta e indireta. A busca pelo equilíbrio fiscal para a manutenção dos serviços, programas, ações e projetos é o grande objetivo da medida. O gestor também tem a intenção de recuperar a capacidade de pagamento do município para o nível B, que permite a contratação de linhas de crédito com entidades financeiras internacionais.
A modernização da máquina pública, com a transformação digital, tornando a administração municipal mais ágil e eficiente, servindo melhor os cidadãos, é outro compromisso da gestão que foi destacado pelo prefeito do Recife durante o encontro virtual. “Queremos uma transformação digital robusta e estamos fazendo isso. O que estamos fazendo em relação à vacinação, vamos fazer para todas as áreas da gestão”, reforçou.
E ao ser perguntado sobre a capacitação de pessoas que possam trabalhar para as empresas de tecnologia do Recife, o prefeito lembrou do programa Embarque Digital. Em parceria com o Porto Digital, a Prefeitura do Recife está desenvolvendo o projeto e vai oferecer bolsas para os estudantes de escola pública. Esses estudantes vão poder fazer um curso de tecnólogo, em dois anos e meio, e ter uma formação que garanta além do conhecimento, uma grande chance de empregabilidade. Em relação à manutenção e infraestrutura do centro da cidade, o gestor municipal informou que haverá ampliação da limpeza na área e lembrou que serão instalados dois escritórios, um no Bairro do Recife e outro na Ilha Antônio Vaz para administrar os desafios específicos das localidades.
O encontro contou com a mediação do presidente do LIDE Pernambuco, Drayton Nejaim, e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux. Por fim, João reforçou o diálogo permanente entre a gestão pública e o setor produtivo para superar os desafios no pós-pandemia. “O caminho é a gente superar a pandemia e construir uma agenda que anime nossa cidade e o país. Trabalhar na geração de emprego e renda, e um novo momento de euforia para o país. Estamos sempre abertos para ouvir sugestões e manter o diálogo com todos que queiram contribuir com a cidade. Queremos ter esta rotina de conversar com o LIDE e o empresariado”, concluiu.