A unidade requalificada também beneficiará outros dez municípios que integram a região e respondem por 70% da produção pernambucana de feijão
O governador Paulo Câmara esteve, nesta terça-feira (22.12), no município de São João, no Agreste Meridional, para entregar a requalificação da unidade de beneficiamento e processamento de grãos. São João foi escolhido para receber a obra por ser o maior produtor de feijão da região. Com um investimento de R$ 1,3 milhão, oriundo do Programa Pernambuco Rural Sustentável, o novo equipamento beneficiará cerca de 700 famílias da região, conhecida como Território do Feijão, que responde por 70% da produção pernambucana do grão, movimentando mais de R$ 10 milhões por safra.
“A partir de agora, com esses equipamentos, a cooperativa vai poder fazer o processamento da sua própria produção. Isso dispensará os atravessadores e o produto final da agricultura familiar chegará na mesa dos pernambucanos através do processamento que aqui é feito dentro de todas as normas, com todas as adequações e limpeza necessárias. Parabéns a todos que fazem a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, ao Pro Rural e, principalmente, ao povo de São João e dos municípios vizinhos, que vão ter agora um local adequado para poder processar a sua colheita e fazer o que é importante: ampliar a geração de emprego e de renda na agricultura familiar”, afirmou Paulo Câmara, após conhecer o novo equipamento.
Além da reforma da unidade, o investimento contempla a aquisição de máquinas, equipamentos e um automóvel utilitário, que vão proporcionar aos agricultores da cooperativa maior valor agregado à produção, permitindo a comercialização em embalagens de 1 kg, em vez das sacas de 60 kg utilizadas hoje, e o acesso direto a diversos mercados. A iniciativa integra o Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão, e engloba, além de São João, os municípios de Angelim, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba, Jupi, Jucati, Jurema, Garanhuns, São Bento do Una e Lajedo.
O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, explicou que antes do equipamento toda a produção era entregue na mão de intermediários, que compravam a um preço muito barato e vendiam com grande diferença. “Agora, a cooperativa receberá toda essa produção, beneficiando 700 famílias no entorno de São João”, disse.
Produtor e presidente da Cooperativa, Paulo Ferreira da Mota contou que a categoria lutava pelo espaço e pelo maquinário há algum tempo, e que esse momento representa um marco na história da agricultura familiar. “Essa é uma conquista que a gente só tem a agradecer, tanto aos cooperados como à diretoria e ao Governo do Estado, que fez com que isso acontecesse e acreditou na viabilidade do projeto. Daqui para frente, só vamos crescer”, comemorou.
Acompanharam também a inauguração o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; o deputado estadual e prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino; e o assessor da Casa Civil, Márcio Stefanni.