No dia mundial do chocolate, nutricionista explica a principal função do aminoácido e os seus benefícios
O Dia Mundial do Chocolate, celebrado em todo o mundo neste 07 de julho, tem o poder de aliviar tristezas, aflições e proporcionar uma sensação de bem-estar. Isso se deve aos compostos liberados durante o consumo do chocolate, entre eles o triptofano, um aminoácido essencial que não é produzido pelo organismo.
O triptofano, cuja principal função é anteceder o neurotransmissor serotonina, desempenha papel importante no sistema nervoso, sendo responsável pela regulação da gênese da fadiga, sono, dentre outros. “O triptofano é um nutriente essencial para a síntese de proteínas no organismo. Além disso, ele é o precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável por auxiliar na regulação do humor, sono, temperatura corporal, atividade motora, funções cognitivas e apetite”, explica a nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes.
A especialista também enfatiza que a suplementação de aminoácidos através de cápsulas só deve ser realizada sob orientação médica ou de um profissional da nutrição. “O triptofano é indicado para indivíduos com idade acima de 19 anos. Ele não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. Recomenda-se sempre buscar orientação de um médico e nutricionista. Sendo contraindicado em casos de uso de medicamentos antidepressivos ou calmantes, pois a combinação do medicamento com o suplemento pode causar problemas cardíacos, ansiedade, tremores e sonolência excessiva”.
Mas para além do triptofano, o chocolate proporciona diversos benefícios como a melhora do fluxo arterial, reduz o estresse, alivia dores, além de proporcionar uma grande sensação de bem-estar, já que o consumo libera serotonina, o hormônio do prazer.