Equipe do Peru se qualifica no SENAI Chapecó para implantação de provedor de ensaios de proficiência

0
Trabalho iniciou e segue até a próxima sexta-feira

Profissionais do Organismo Nacional de Sanidad Pesquera do Peru (Sanipes) conhecem normas e preparo de materiais

O coordenador e responsável técnico do programa de proficiência do Organismo Nacional de Sanidad Pesquera do Peru (Sanipes), biólogo Christian Miguel Rebatta Quintanilla, e o analista de proficiência e biólogo Eduard Villalobos Infante, estão em Chapecó até o dia 31 deste mês para uma capacitação sobre normas e gestão para a acreditação de um Provedor de Ensaio de Proficiência (PEP) no Peru. O trabalho está sendo realizado com acompanhamento da coordenadora e responsável do PEP do SENAI Chapecó, Joseane Cristina Bassani, responsável da qualidade, Deisy Maria Memlak, e responsável de microbiologia, Adriana Baltassare, além da tradutora Natalia Bermudez.

A intenção é levar o modelo do provedor do SENAI para o Peru. Christian Rebatta observou que na América do Sul existem poucos laboratórios acreditados pela NBR ISO/IEC 17043:2011. “Em relação à microbiologia, o SENAI possui mais experiência e alguns laboratórios do Peru já trabalharam com a instituição. O nosso alinhamento para acreditação possivelmente será com as normas do Inmetro, utilizadas também pelo SENAI, e isso facilita e encurta prazos”.

O trabalho iniciou na segunda-feira (20) e, de acordo com o coordenador, todas as dúvidas sobre a norma técnica estão sendo esclarecidas. “Além disso, o SENAI está compartilhando sua experiência de sucesso, o que é muito importante para aprendermos mais e levarmos como exemplo para o Peru”. O Sanipes está trabalhando na implementação do provedor e na sua acreditação. A próxima fase será uma auditoria interna no Peru para avaliar, principalmente, os requisitos técnicos e de gestão da norma NBR ISO/IEC 17043:2011.

O Sanipes é um órgão técnico especializado, vinculado ao Ministério da Produção do Peru, responsável pela regulamentação, supervisão e fiscalização da saúde e segurança em toda a cadeia produtiva de recursos e produtos da pesca e da aquicultura, bem como alimentos para animais, aditivos e produtos veterinários destinados à aquicultura. O órgão participa em todas as fases da cadeia produtiva para que se cumpra a norma sanitária, assegurando a qualidade dos produtos para o consumidor final.

PROVEDOR DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Programas de ensaios de proficiência são utilizados mundialmente como um dos mecanismos de controle de qualidade laboratorial. De acordo com a coordenadora e responsável técnica do provedor de Chapecó, Joseane Bassani, bons resultados nesses programas garantem maior confiabilidade para os clientes e desempenham um importante papel no reconhecimento do laboratório pelos organismos credenciadores ou certificadores.

O SENAI/SC possui dois provedores de ensaios de proficiência: o PEP SENAI/SC LANAL, em Chapecó, que atua nas áreas microbiológicas e físico-químicas de alimentos, ração animal, cosméticos, águas, efluentes e bebidas; e o PEP SENAI/SC LANAE, em Blumenau, que atua nas áreas físico-químicas de águas, efluentes, qualidade do ar e têxtil.

A consultora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Gabrielle Chiarani, explica que esse trabalho é fundamental para comprovar que os ensaios feitos em laboratórios, sejam eles de prestação de serviços ou laboratórios internos de indústrias, estão corretos e são de qualidade. “Os laboratórios das indústrias de alimentos e bebidas, por exemplo, realizam uma série de análises para obter informações sobre características como composição, valores nutricionais, propriedades físico-químicas e microbiológicas. As análises para controle de qualidade dos alimentos e bebidas servem principalmente para ter a certeza de que os produtos atendem a requisitos de legislação e são seguros para o consumo”.

Atualmente, o PEP SENAI/SC LANAL do IST Alimentos e Bebidas oferece 180 parâmetros distribuídos em 22 matrizes para a área microbiológica e 153 parâmetros distribuídos em 30 matrizes para a área físico-química de alimentos, ração animal, cosméticos, águas, efluentes e bebidas. Atendeu, em 2018, 282 clientes, sendo 18 internacionais distribuídos em nove países (Paraguai, Colômbia, El Salvador, Bolívia, Angola, Nicarágua, Argentina, Peru e Panamá).

Desde de 2011 o PEP SENAI/SC LANAL é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011 e possui Habilitação REBLAS da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além disso os laboratórios de prestação de serviços do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas possuem credenciamento no MAPA.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here