Faculdade Nova Roma realiza workshop de práticas pedagógicas em Libras

0

O tema faz parte da Semana Pedagógica de Licenciaturas que também terá palestra sobre conceitos sociológicos

As vivências e práticas pedagógicas em Libras no cotidiano do surdo e ouvinte será o tema do workshop que a Faculdade Nova Roma realiza hoje (22), em Caruaru, das 19h às 22h, dentro da programação da Semana Pedagógica de Licenciaturas. Com mediação de Anne Tayná Andrade Santos, o workshop terá a intérprete Alexandra de Andrade Silva.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada como comunicação, formada por diferentes níveis linguísticos e composta por sintaxe, semântica, morfologia. A principal diferença está na modalidade de articulação, que é visual-espacial. “Para se comunicar utilizando a Língua Brasileira de Sinais, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta. Neste workshop, vamos abordar as noções básicas de sinais, trabalhando com o processo de aquisição da Libras observando as possíveis diferenças e similaridades com a Língua Portuguesa”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia, História e Letras da Faculdade Nova Roma, Vanessa Alves.

Terça-feira (23) – Já nesta terça-feira (23), a partir das 19h, o sociólogo Hugo Leonardo Soares Lacerda, vai falar sobre Capitalismos, Socialismos, Noeliberalismos, Comunismos: como evitar abusos de conceitos sociológicos. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é doutorando na Universidade do Minho, Portugal. O professor vai falar como os conceitos são considerados sociológicos à medida que se integram a uma proposta de paradigma na interpretação de determinados contextos sociais. “Todos contém uma genealogia a ser feita, um discurso mais ou menos explicito e um viés educativo. Então, eles interessam a historiadores, que pretendam estudar suas origens, eventos que os impulsionaram, seus aspectos, suas transformações ao longo do tempo”, defende o slociólogo Hugo Leonardo. A Faculdade Nova Roma Caruaru fica localizada na área interna do Shopping Caruaru, no bairro de Indianópolis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here