João Martins, presidente da CNA, receberá Ordem do Mérito Canavieiro durante a homenagem da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil
Brasília – Nesta terça-feira (26), dia em que o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, será reconduzido ao comando da entidade pelo 2º mandato consecutivo, o setor canavieiro homenageará o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins. Em um evento restrito a convidados no restaurante Coco Bambú, às 20h, ele receberá a Ordem do Mérito Canavieiro do Brasil, honraria conferida pela Feplana uma vez por ano a uma personalidade que se destacou em defesa do setor da cana.
“João Martins tem sido um grande parceiro da Feplana no ConselhoAgro da CNA, setorial da confederação onde agrega as diversas entidades dos mais variados setores do agronegócio brasileiro. O setor canavieiro tem sempre recebido grande apoio da entidade”, realça Andrade Lima, que é membro efetivo do ConselhoAgro e também preside a Comissão Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Ministério de Agricultura e Pecuária e a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, estado onde ainda comanda uma usina cooperativada.
Dentre as várias atuações de Martins que justifica sua entrada na Ordem do Mérito Canavieiro, a Feplana realça o empenho do presidente da CNA para a modernização das leis do trabalho, vital para a segurança jurídica do empreendimento rural nos canaviais do Brasil. O empenho dele também foi fundamental para que o governo federal anterior consolidasse a volta da taxação de parte da importação do etanol de milho dos EUA no Brasil.
“Sem isso, nosso setor da cana estaria amargando prejuízo ainda maior em função da concorrência desleal com o etanol estrangeiro aqui no país. Martins é aliado de primeira ordem”, diz Lima. A Feplana inclusive buscará o apoio da CNA para que o governo atual garanta com que a taxação seja mantida depois de agosto, mês em que a resolução do governo anterior perde a validade. O evento da premiação contará com vários políticos, além de dirigentes do setor canavieiro e sucroenérgico de todo o Brasil.
Antes da homenagem hoje à noite, a direção da Feplana se reúne durante a manhã em sua sede em Brasília para o balanço financeiro anual e para a avaliação da 1ª gestão comandada por Andrade Lima. Haverá inclusive eleição da nova direção da entidade. O processo se dará por chapa única e terá Alexandre e Paulo Leal na condição de presidente e vice-presidente respectivamente. O novo mandato terá duração até março de 2023.