Fiscal de pátio de aeroporto: conheça a profissão que vai além do balizamento de aviões

0
Bruno Santos, fiscal de pátio de PNZ, realiza fiscalização em toda área de movimentação de aeronaves

No Dia do Fiscal de Pátio, o Aeroporto de Petrolina detalha o dia a dia desse profissional, fundamental para a segurança das atividades aeroportuárias

Em 18 de fevereiro é comemorado o Dia do Fiscal de Pátio de Aeroporto, profissional fundamental para a segurança das atividades aeroportuárias. Mas, você sabe o que esse profissional faz? O Aeroporto Internacional de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, comemora a data e parabeniza todos esses profissionais essenciais para a aviação brasileira.

Ser um fiscal de pátio vai além de ser o balizador de aeronaves. Esse profissional é peça fundamental para a fiscalização de toda área de movimentação de aeronaves do aeroporto, atuando desde o auxílio no estacionamento dos aviões, orientação no embarque e desembarque dos passageiros, bem como com suas bagagens. Ele também é responsável por fiscalizar todas as atividades que acontecem no local desde a movimentação de pessoas e equipamentos.

“Precisamos sempre estar com nível de atenção elevado em qualquer circunstância para garantir o bom funcionamento de todos os serviços. Somos responsáveis por alocar as aeronaves comerciais, particulares e também os aviões de carga em posições adequadas para que seja fácil a movimentação delas pelo pátio. Assim como, fazemos a inspeção de toda pista para que nenhum tipo de objeto possa atrapalhar no pouso ou decolagem. Tudo isso seguindo as diretrizes da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil”, explica Bruno Ferreira dos Santos, fiscal de pátio do Aeroporto de Petrolina.

Para que uma aeronave possa pousar ou decolar de forma segura na pista, vários colaboradores são envolvidos. Orientar toda essa equipe também faz parte das atribuições do fiscal de pátio. “É preciso acompanhar os procedimentos desses profissionais para que executem suas atividades de forma segura para eles e para os passageiros. Uma delas é o manuseio de equipamento de rampa. A nossa presença e orientação servem para que esses operadores não tomem atitudes que possam comprometer a segurança de todos”, pontua Bruno.

Também é por meio do fiscal de pátio que os aviões são autorizados a estacionarem no pátio de cada aeroporto. “Caso chegue uma solicitação de permanência ou estadia de uma aeronave no nosso pátio, nós fazemos essa autorização. Dessa forma, podemos coordenar a posição de todos aviões para que haja espaço suficiente para um fluxo seguro”, frisa o fiscal.

Como se tornar um fiscal de pátio

O fiscal de pátio do Aeroporto de Petrolina orienta que a pessoa que tenha interesse em exercer a profissão deve fazer um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados já têm acesso ao curso de qualificação. “Após a realização do curso, os futuros fiscais devem passar por uma prova teórica e três práticas. Dessa forma, será possível avaliar a aptidão de cada candidato para que tenha o conhecimento necessário para essa profissão tão importante”, reforça Bruno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here