Histórias de Vidas (narradas por um cabense), é o livro que será lançado retratando vultos sociais, históricos e culturais do Cabo de Santo Agostinho

0
Lançamento será no sábado, 23 de março, à partir das 19h, na Câmara de Vereadores do Cabo.

Roberto Luís Soares, traz um registro real, em fotos, com a interpretação do autor sobre fatos, acontecimentos, e personalidades municipais

Por Tereza Soares

Um livro que retrata a cidade do Cabo de Santo Agostinho, suas belezas históricas e naturais, o patrimônio cultural e as personalidades marcantes, passadas e atuais, será lançado no próximo dia 23 de março, sábado, à partir das 19h, na Câmara de Vereadores do Cabo. “Histórias de Vidas (Narradas por um Cabense)”, de Roberto Luís Soares, traz um registro real, em fotos, com a interpretação do autor sobre fatos, acontecimentos e personalidades municipais e até conhecidas nacionalmente, como o Conde da Boa Vista e Joaquim Nabuco. Roberto Luís Soares é natural do Cabo e nasceu na década de 50.

Recortes de histórias contadas oralmente e que agora ganham requintes literários são encontradas no livro, que segundo o autor, foi fruto de apurada pesquisa feita através de documentos, fotos e entrevistas in loco com as pessoas ou familiares envolvidos. Entre as histórias, a da Irmã Iva, fundadora do Abrigo de São Francisco de Assis, e a de Padre Melo, famoso por suas obras assistenciais na cidade, também são retratadas pelas lentes do autor, que vem sendo reconhecido pelo trabalho no meio literário, já com seis livros publicados. “Histórias de Vidas” traz a assinatura na edição do escritor e produtor, Tarcísio Pereira.

Histórias antigas, como as que se passaram no Engenho Massangana, episódios que marcaram a história da cidade, deixando seus legados de solidariedade ou marcos políticos. “Fiz questão de fazer o papel de porta voz relatando desde décadas passadas até os dias atuais como era e é a nossa cidade, resgatando histórias de pessoas que colaboraram com o progresso do local com exemplos de retidão, solidariedade, dedicação e amor ao Cabo”, explica o autor.

O livro é ilustrado também com poesias de Casimiro de Abreu e Gabriel Dourado, este último também natural do Cabo, e citado entre os homenageados. Nas 215 páginas do livro, figuram também personalidades populares que preenchem o imaginário da sua geração, donos de bares, pipoqueiros, vendedores ambulantes e até andarilhos, como o famoso “Pizada”. O autor também pesquisou a lista dos prefeitos desde 1893 até 2016, com o período das gestões de cada um deles e listou as principais escolas importantes entre as municipais e particulares.

O livro traz fotografias antigas e atuais dos monumentos do litoral à área rural, igrejas, espaços públicos, prédios históricos e ambientes naturais, com paisagens pitorescas que mostram a dimensão turística de um das cidades mais importantes de Pernambuco, situada numa das principais áreas portuárias do Brasil. Traz também notas sobre a maçonaria do Cabo, o grupo de Alcoólicos Anônimos Abrahan Lincoln, Academia Cabense de Letras e sobre a saga da família Guilherme dos Santos, desde a fundação do Grupo Arco-Íris, de rede de supermercados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here