A programação começa, às 9h30, com a reinauguração da Hemoterapia
O Hospital das Clínicas da UFPE comemora os seus 40 anos de fundação com uma série de inaugurações e homenagens, na próxima terça-feira (1º), a partir das 9h30, para toda a comunidade hospitalar e da UFPE. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A programação começa, às 9h30, com a reinauguração da Hemoterapia, da Galeria Cavouco e de quatro salas de atividades pedagógicas nos 5º, 8º, 10º e 11º andares.
A partir das 10h, acontecem os eventos do reformado anfiteatro 1, que passará a ser chamado de Professor José Remígio Neto, em homenagem ao profissional do HC e da UFPE falecido recentemente. Haverá o descerramento da placa, a apresentação do grupo vocal Bom Dia!, que se apresenta voluntariamente no HC em diversos eventos e entrega de diplomas em homenagem a funcionários do hospital.
Na sequência, ainda pela manhã, no hall da Portaria 1, haverá a exposição fotográfica “A História do HC e seus Gestores” e o corte do bolo de aniversário.
À tarde, a programação continua, a partir das 14h, com a mesa-redonda: “Hospital das Clínicas: passado, presente e futuro”, com abertura do reitor Anísio Brasileiro.
HISTÓRIA – A pedra fundamental da construção do HC foi lançada na década de 1950 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. Contudo, a sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979, pelo reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do Pedro II – primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC.
A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 1980. No final da década de 1990, o HC passou por sua primeira grande reforma, com obras na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param. Anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público.
Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação, que passou a gerir o HC, em janeiro de 2014, e a desenvolver o plano de reestruturação, construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC ao patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.
O HC é uma marca forte na medicina pernambucana. Composto por grandes profissionais que se destacam em suas áreas e dão o tom de pioneirismo e dedicação, seja no cuidado com a população, seja nas pesquisas e no ensino. Só para citar exemplos recentes, o HC é o único hospital-escola do Brasil a oferecer Residência Médica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi o primeiro implantar um Núcleo de Telessaúde (e-saúde) e realiza uma série de procedimentos únicos no Norte-Nordeste (e raros no Brasil), como a Quimioterapia Intra-Arterial para Retinoblastoma (câncer na retina) e a cirurgia de introdução de alça arterio-arterial para hemodiálise, entre outros.
Hoje, o HC possui um moderno parque tecnológico com equipamentos de ponta como o PET-CT, o angiógrafo, a ressonância magnética, entre outros. Em breve, vai inaugurar o Spect/CT.
Programação
9h30 – Reinaugurações da Hemoterapia, da Galeria Cavouco e de quatro Salas de Atividades Pedagógicas (nestes locais)
10h – Atividades no Anfiteatro 1 – Professor José Remígio Neto:
Apresentação do grupo vocal Bom Dia!
Homenagem a funcionários, com entrega de diplomas
Descerramento da placa de reinauguração do anfiteatro
11h30 – Atividades no hall da Portaria 1:
Apresentação do grupo vocal Bom Dia!
Exposição fotográfica “A História do HC e seus Gestores”
Corte do bolo de aniversário
14h – Mesa-redonda: Hospital das Clínicas – passado, presente e futuro (no Anfiteatro Professor José Remígio Neto)