Hospital Universitário de Sergipe capacita profissionais para elaboração de protocolos clínicos mais seguros e eficientes

0

Oficina integra Plano de Avaliação de Tecnologias em Saúde e promove práticas alinhadas à ciência para qualificar a assistência no SUS

Aracaju (SE) – Referência em ensino, assistência e inovação, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), investe continuamente na qualificação de seus profissionais para padronizar condutas e garantir mais segurança e eficiência no cuidado prestado aos usuários do SUS. Como parte do plano de capacitação em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), a unidade promoveu, nesta semana, uma oficina voltada à elaboração de protocolos clínicos com base em evidências científicas.

 

Aberta a servidores e estudantes, a formação contou com quatro módulos teóricos e práticos. Os participantes aprenderam sobre os fundamentos e etapas para a construção de protocolos clínicos, técnicas de busca de evidências e estratégias para aplicação dessas diretrizes na rotina hospitalar. O objetivo é fortalecer a tomada de decisão qualificada e o uso racional de recursos na saúde pública.

“A oficina visa fortalecer a capacidade dos colaboradores dentro da instituição para realizar a elaboração de protocolos clínicos fundamentados em evidências científicas. Então, isso contribui diretamente para um cuidado mais seguro, eficiente, baseado em evidências, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma racional”, afirmou Grace Anne Azevedo Dório, chefe da Unidade de Telessaúde do HU-UFS e organizadora da atividade. Ela destacou ainda que a iniciativa colabora para a padronização das condutas profissionais.

A farmacêutica Michelle Santos Menezes, palestrante e facilitadora do evento, reforçou a importância dos protocolos clínicos no dia a dia da assistência. “São documentos que estabelecem diretrizes para o diagnóstico e tratamento de doenças ou agravos à saúde, baseados em evidências científicas. A capacitação, então, visa treinar e padronizar condutas baseadas em evidência para promover qualidade e segurança nos processos de assistência à saúde”, explicou.

Além das exposições, os participantes desenvolveram atividades práticas e apresentaram propostas ao final do curso, compartilhando reflexões sobre o processo. Novas oficinas já estão previstas pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do hospital, responsável pela implementação do plano de ATS na instituição.

Sobre a Ebserh

O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here