O ato ambiental e de cuidado com o futuro, aconteceu ainda na quinta-feira (31), logo após a abertura oficial do evento, na ilha do Fogo, que fica entre os municípios de Juazeiro e Petrolina-PE
Além de palestras, seminários, workshops e painéis de discussão, o International Coop Semiárido (ICS), que foi encerrado nesta sexta-feira (1), no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA, também promoveu o plantio de mil mudas do bioma brasileiro da caatinga.
O ato ambiental e de cuidado com o futuro, aconteceu ainda na quinta-feira (31), logo após a abertura oficial do evento, na ilha do Fogo, que fica entre os municípios de Juazeiro e Petrolina-PE. Durante o momento, cheio de simbolismos, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo, lideranças cooperativistas, o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix e o vereador Gabriel Menezes, representando Petrolina, plantaram, às margens do Rio São Francisco, mudas de espécies, a exemplo de umburana, aroeira e umbuzeiro.
Na oportunidade, Malaquias Ancelmo, lembrou que o ICS faz parte das comemorações do Ano internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Estamos conclamando todas as cooperativas do mundo a plantarem novas árvores pela preservação do meio ambiente e a manutenção da biodiversidade do nosso planeta”, ressaltou.
O ato ambiental contou com a parceria das prefeituras de Juazeiro e Petrolina e da empresa sucroenergética Agrovale, que doou as mudas. Para o gerente do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Agrovale Ednei Robiatti, o plantio simbólico faz parte de um projeto socioambiental da empresa, que já doou mais de 300 mil mudas da caatinga em 15 anos de atuação, visando a arborização, paisagismo, repovoamento e reflorestamento de áreas degradadas de vários municípios da região.
Durante o ICS foram debatidos temas, a exemplo de tecnologia e inovação para o crescimento sustentável, mudanças climáticas, educação, desenvolvimento econômico e social do Semiárido Brasileiro. Realizado pela WEX com apoio das instituições do Sistema OCB, em Pernambuco e Bahia, e patrocínio da Unimed Vale do São Francisco e Sicredi, o evento reuniu especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável, desenvolvimento sustentável, pesquisadores, investidores e representantes governamentais de vários países.