Inicialmente, por conta da pandemia da COVID-19 ainda existente, as atividades seguem virtuais.
Por Tiago André Santos
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca retornam às aulas do ano letivo de 2021 a partir desta quinta-feira (04), mas, inicialmente, por conta da pandemia da COVID-19 ainda existente, as atividades seguem virtuais. Para isso, os professores vão seguir trabalhando com ferramentas digitais como grupos de mensagem, e-mail e salas on-line utilizando os conteúdos didáticos do banco de aulas disponibilizados pela Prefeitura no site do Sistema Educacional do Ipojuca (SEI). Seguindo o decreto estadual, as aulas presenciais ainda estão suspensas.
Segundo a Secretaria de Educação do Ipojuca, o ano letivo de 2021 deverá ter 800 horas/aulas. E conforme decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) haverá ainda a reposição de outras 160 horas/aulas que não foram dadas no último ano durante o período de suspenção das atividades presenciais. “O Conselho entendeu que 2020 e 2021 serão anos contínuos garantindo que os estudantes não ficarão prejudicados quanto à formação”, observou o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim.
Neste novo ano letivo a novidade é que será adotado o Currículo Referência do Ipojuca, que foi apresentado pela prefeita Célia Sales no último mês de dezembro e que norteará a educação dos estudantes da rede municipal. O documento, que atende ao Plano Municipal de Educação (PME), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco, busca valorizar a identidade, a realidade e as potencialidades do município. Elaborado pelo corpo técnico da Secretaria de Educação do Ipojuca, ele servirá a rede da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e suas respectivas modalidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Especial.
Orientação aos pais
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, as unidades de educação do município irão realizar reuniões on-line e presenciais com os pais dos alunos para informar a programação deste ano letivo e tirar as dúvidas sobre os cuidados sanitários. Já no dia 3 de fevereiro, os professores participarão de uma reunião pedagógica e administrativa com os diretores das escolas.