Os 378 filhotes saíram de quatro ninhos que vinham sendo monitorados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
No fim da tarde desta terça-feira (13), 378 filhotes de tartaruga-marinha, da espécie pente, realizaram o percurso da faixa de areia até o mar da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Os filhotes saíram de quatro ninhos que vinham sendo monitorados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
A orla do município, por ser considerada ponto de reprodução de diversas espécies de tartarugas-marinhas, é alvo de monitoramento intensivo, realizado 24 horas por dia. O ato da soltura é um momento especial, normalmente acompanhado por alunos de escolas das redes pública e privada, mas diante da pandemia do novo coronavírus, o encontro precisou ser suspenso.
De acordo com o Moamas, Jaboatão registra, em média, mais de 30 ninhos de tartarugas-marinhas por ano. O trabalho de proteção desses nascedouros tem garantido a preservação das espécies, ameaçadas de extinção devido, principalmente, à pesca com rede de arrasto, artefato que, ao se enroscar no animal, acaba levando-o a óbito. Por isso a prefeitura tem intensificado as ações educacionais junto à população e, principalmente, à comunidade pesqueira.